Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Revista Vivências em Ensino de Ciências lança chamada para o dossiê Sociomaterialidade e Educação

Os interessados podem submeter trabalhos de 1º de dezembro deste ano a 1º de maio de 2026

A revista Vivências em Ensino de Ciências recebe, de 1º de dezembro deste ano a 1º de maio de 2026, trabalhos no idioma português para o dossiê Sociomaterialidade & Educação: Pesquisa, Ensino e Extensão. A publicação reunirá pesquisadores interessados em compreender como humanos, objetos, espaços, tecnologias e políticas se relacionam na produção de práticas educativas. A previsão é que o dossiê seja publicado no segundo semestre de 2026. Este número especial é organizado por professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano). 

O periódico científico receberá textos teóricos, pesquisas empíricas e relatos de experiência que abordem práticas pedagógicas, processos de formação docente, atividades de extensão, políticas educacionais, currículos nos diferentes níveis e modalidades de ensino e outros temas do campo educacional. São bem-vindas contribuições que aproximem a perspectiva sociomaterial das discussões sobre o ensino de ciências. Os estudos podem articular diferentes famílias teóricas da Sociomaterialidade, como as Pedagogias Emaranhadas, a Teoria do Emaranhado, a Teoria da Socioespacialidade, a Teoria Ator-Rede, a Teoria da Complexidade, a Teoria da Atividade Histórico-Cultural e outras perspectivas que compõem essa área de investigação.

A revista Vivências em Ensino de Ciências se dedica a promover a disseminação de conhecimentos e práticas inovadoras que contribuem para a melhoria do ensino de ciências em diversas realidades e contextos. É uma publicação do Programa Polinizar, ligado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias da UFPE. 

Fecha de la última modificación: 28/11/2025, 12:16