Asset Publisher Asset Publisher

Back

Casas do Estudante Mista e Masculina da UFPE têm abastecimento de água reforçado

Os serviços realizados compreendem a instalação de um novo ramal de abastecimento de água para a cisterna das moradias estudantis

O abastecimento de água das Casas do Estudante Mista e Masculina da UFPE, no Campus Recife, foi reforçado, a partir deste mês, e agora as duas moradias contam com rede dupla advinda da Compesa e da Estação de Tratamento de Água (ETA) da UFPE. Com isso, o desabastecimento das casas, que era sentido principalmente nos finais de semana, é evitado, aumentado o bem-estar dos moradores e promovendo a economia no custeio da água.

Fotos: Passarinho

Sóstenes Gabriel e Conceição Sousa destacam que os alunos estão sendo mais atendidos

Os serviços realizados compreendem a instalação de um novo ramal de abastecimento de água para a cisterna das moradias estudantis. Assim, a Casa Mista, que era abastecida somente pela ETA-UFPE, ganhou um ramal da Compesa; e a Casa Masculina, que recebia água apenas da Compesa, foi também conectada à ETA-UFPE.

“A intervenção da Superintendência de Infraestrutura da UFPE para a resolução do problema visa à continuidade de abastecimento nas edificações habitacionais, que possuem ocupação e necessidades singulares. Um dos objetivos da Sinfra é o combate ao desperdício de água, por meio de inspeções regulares das instalações e de reparos em tubulações e em louças e metais sanitários com vazamentos. Somos conscientes de que a água é um bem cada vez mais precioso”, disse o superintendente de Infraestrutura (Sinfra) da UFPE, Carlos Falcão.


Com o serviço executado, melhora o bem-estar dos moradores das casas

As obras de melhoria operacional beneficiam diretamente 322 estudantes que moram nas casas, sendo 130 da Casa Mista e 192 da Casa Masculina. “Esse novo sistema contribui, sobretudo, para que os estudantes se sintam mais acolhidos na UFPE, para que os estudantes percebam que a Universidade está preocupada com a qualidade da residência deles”, destacou o pró-reitor para Assuntos Estudantis, Fernando José do Nascimento.

Conceição Sousa, aluna de Enfermagem e diretora da Casa do Estudante Mista, lembrou que, antes da obra, o desabastecimento acontecia principalmente na Casa Mista, e o uso de carros-pipa era insuficiente para atender a todas as demandas da moradia. Após o serviço, não foi mais registrada falta de água nesta casa. “A gente tem o mínimo de dignidade com relação a essa questão”, relatou.

“As coisas estão mudando. Os alunos estão sendo mais atendidos, sendo mais vistos. Está melhorando a nossa convivência, tanto para a gente aqui da casa quanto para o restante da Universidade”, afirmou Sóstenes Gabriel, aluno da licenciatura em Geografia e também diretor da Casa do Estudante Mista.

Os trabalhos nas Casas do Estudante Mista e Masculina foram executados por empresa terceirizada de manutenção predial, no período de 28 de novembro a 4 de dezembro. Durante as obras, as equipes técnicas da Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) e da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC) da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPE realizaram manobras para evitar o desabastecimento de água nos locais.

ETA – Atualmente, a ETA-UFPE atende a 85,1% da água demandada no Campus Recife da Universidade. O seu uso promove uma economia anual de R$ 4.256.203,96 nos custos referentes ao pagamento de água – este cálculo tem como base a projeção de gastos da UFPE, caso todo o consumo acontecesse mediante abastecimento da Compesa.

O funcionamento da Estação de Tratamento de Água segue cinco etapas: captação da água bruta dos quatro poços tubulares distribuídos no Campus Recife; floculação e decantação, momento em que as partículas sólidas mais densas precipitam por meio de reações químicas; filtração, em que as partículas menores são retiradas por ação de três grandes filtros de areia e pedregulho; desinfecção/cloração, quando a água filtrada recebe uma dosagem de cloro, atendendo às exigências legais de potabilidade, e recebe o nome de água tratada; e distribuição, quando a água tratada é bombeada para o reservatório principal elevado da UFPE, o Castelo D'água, e é distribuída para os reservatórios inferiores dos centros, departamentos e moradias estudantis.

 

Date of last modification: 16/04/2026, 17:35