Asset Publisher Asset Publisher

Back

UFPE desenvolve sistema próprio para Comissão de Ética em Uso de Animais

Com o Sistema CEUA, a Universidade busca promover a redução no tempo de tramitação dos processos e preservar a memória na tramitação dos mesmos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) prepara o lançamento do Sistema CEUA, programa desenvolvido com o intuito de melhorar a gestão de informações dos projetos de pesquisa e de ensino que utilizam animais. A ferramenta, apresentada no último dia 25, foi elaborada por meio de uma parceria entre a Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
 
Com o Sistema CEUA, a UFPE busca promover a redução no tempo de tramitação dos processos e preservar a memória na tramitação dos mesmos, produzindo um ambiente de segurança processual. A ferramenta de tecnologia da informação (TI) está passando pelo processo de registro de propriedade intelectual e poderá ser acessada pela página da CEUA após a realização de um cadastro. Enquanto isso, a submissão de projetos é feita com envio do formulário por e-mail. 
 
“Nós acreditamos que o Sistema CEUA representa um enorme avanço para gestão das informações na tramitação dos projetos de ensino e pesquisa com animais na UFPE submetidos à CEUA, com redução de prazos, segurança das informações, e garantia da aplicação da Lei 11.794, Lei Arouca para o Bem-estar animal”, afirma o coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFPE, Rogério de Freitas.
 
Parte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), a Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA) da UFPE é uma “entidade dedicada à promoção e garantia dos princípios éticos na pesquisa envolvendo animais. Comprometida com a ciência e o respeito aos seres vivos, a CEUA desempenha um papel vital na supervisão e aprovação de projetos que incluam a utilização de animais em atividades de pesquisa e ensino”.
 
Mais informações
Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA)
Date of last modification: 04/12/2025, 17:12