- UFPE/
- Institutional/
- Academics Centers/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)/
- Notícias CCEN/
- UFPE promove mesa-redonda sobre avanços e perspectivas da Física da Matéria Condensada
UFPE promove mesa-redonda sobre avanços e perspectivas da Física da Matéria Condensada
Evento ocorrerá no dia 4 de setembro, como parte da programação da II Escola de Física da Matéria Condensada Sérgio Mascarenhas
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, no dia 4 de setembro, às 16h30, no auditório do Departamento de Física, a mesa-redonda “Futuros da pesquisa em materiais”, como parte da programação da II Escola de Física da Matéria Condensada Sérgio Mascarenhas, que ocorre de 1º a 5 de setembro, e terá seminários, colóquios, aulas e tutoriais. Promovido pelo Departamento de Física (DF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica), da UFPE, o evento é destinado a estudantes concluintes de graduação e de pós-graduação em áreas científicas correlatas, além de contar com a participação de professores renomados, que irão debater os rumos e impactos da pesquisa em materiais para a ciência, a tecnologia e a sociedade.
A mesa-redonda do dia 4 de setembro terá como debatedores o professor Ricardo Longo, do Departamento de Química da UFPE, o professor Sérgio Rezende e o professor Cid B. de Araújo, ambos do Departamento de Física da UFPE. A moderação ficará a cargo do professor Luiz Felipe Pereira, também do Departamento de Física. O encontro homenageia o legado científico de Sérgio Mascarenhas, pesquisador pioneiro na área da matéria condensada no Brasil.
O tema ganha relevância diante dos avanços alcançados ao longo do último século no campo da Física da Matéria Condensada. Descobertas em semicondutores, supercondutores, cristais líquidos e materiais bidimensionais possibilitaram inovações que moldaram o mundo contemporâneo, desde transístores e baterias até lasers, luzes de Light Emitting Diode (LED) e qubits (ou bit quântico). A proposta da mesa-redonda é refletir sobre os cenários futuros dessa área estratégica, incluindo as perspectivas de novas descobertas, o desenvolvimento de tecnologias e os possíveis impactos sociais.
Além disso, o debate pretende destacar o papel do Brasil, de Pernambuco e da própria UFPE na produção de conhecimento científico de ponta e no fortalecimento da inserção internacional da pesquisa em materiais. A II Escola de Física da Matéria Condensada reafirma, assim, a vocação da Universidade em formar recursos humanos qualificados e promover o intercâmbio científico em temas de alta relevância acadêmica e tecnológica.