Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- UFPE cadastra usuários para fase de testes do Centro de Computação de Alto Desempenho
Asset Publisher Asset Publisher
UFPE cadastra usuários para fase de testes do Centro de Computação de Alto Desempenho
O Cluster Boi Voador é um infraestrutura de computação de alto desempenho (HPC) baseada em CPUs que está em processo de estruturação
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), iniciou a fase de testes do Centro de Computação de Alto Desempenho (CCAD) com o lançamento de uma chamada pública para cadastrar usuários beta do Cluster Boi Voador. É necessário ter vínculo com a UFPE para participar do processo – seja docente, estudante da pós-graduação, técnico administrativo em educação (TAE), pós-doc e professor visitante – e as inscrições são realizadas até o dia 5 de dezembro, de acordo com as regras do Edital Propesqi nº 12/2025.
O Cluster Boi Voador é um infraestrutura de computação de alto desempenho (HPC) baseada em CPUs que está em processo de estruturação para atender demandas complexas de processamento e análise de dados, impulsionando pesquisas em diferentes áreas de conhecimento na UFPE. Com ela, poderão ser executadas simulações numéricas, modelagem molecular, aprendizado de máquina e outras aplicações científicas intensivas.
Por se tratar de uma fase de testes, a Propesqi recomenda a inscrição para pessoas que tenham material com o qual possam aproveitar a infraestrutura sem a necessidade de concluir um projeto ou trabalho em pouco tempo (caso de quem tem um prazo muito curto para entregar um relatório, por exemplo).
Essa e outras questões são detalhadas no Edital Propesqi nº 12/2025, como as especificidades relacionadas aos pesquisadores que fazem parte do público-alvo. Os docentes podem ser efetivos, visitantes ou aposentados (esses últimos precisam estar credenciados como membros permanentes em programa de pós-graduação). Os estudantes de mestrado e doutorado precisam ser de programas de pós-graduação stricto sensu e apresentar carta de anuência do/a orientador/a. Pós-docs e pesquisadores visitantes devem estar oficialmente registrados nos sistemas acadêmicos e anexar carta de anuência do/a supervisor/a. Já os TAE precisam estar vinculados a grupos de pesquisa certificado pela Propesqi.
Mais informações
hpc.propesqi@ufpe.br