Asset Publisher Asset Publisher

Back

Roda de conversa na segunda (30) discute preservação do acervo da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru

O encontro ocorre no Expolab, às 18h, e é aberto ao público

Será realizada, na próxima segunda-feira (30), às 18h, uma roda de conversa sobre museologia social, acervos, preservação e patrimônio a partir da experiência do projeto Acervo Museu da Parteira - Caruaru. O encontro ocorre no Laboratório de Expografia (Expolab), vinculado ao Departamento de Museologia e Antropologia da UFPE. O espaço fica localizado na Sala 105 do Niate CFCH/CCSA, no Campus Recife da UFPE. O evento é aberto ao público. 

De 2024 a 2026, o projeto Acervo Museu da Parteira em Caruaru realizou um conjunto integrado de ações voltadas à preservação e difusão da história da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru, fundada em 1992. O projeto, aprovado pelo Edital de Museus e Memória Social da Lei Paulo Gustavo (Pernambuco), promoveu o inventário de um vasto patrimônio documental e material que se encontrava sob risco de perda.

Com o apoio do Expolab, o material passou por processos de higienização, conservação preventiva, digitalização e classificação. Foram aplicados métodos de tratamento documental, tratando os itens não apenas como unidades administrativas, mas como fontes de um valor patrimonial imensurável. No total, 1.385 itens foram higienizados e acondicionados, 778 itens digitalizados e 459 itens catalogados.

O processo foi realizado a partir da perspectiva da museologia social e da curadoria compartilhada. A Comissão de Acervo foi composta por Fernanda e Maria, filhas de Dona Zefinha (ex-presidente da Associação), pela parteira Elizabete e pelas antropólogas Júlia Morim e Elaine Müller (Departamento de Museologia e Antropologia da UFPE). Essa união entre o saber técnico e a memória afetiva permitiu a identificação precisa de fotografias, documentos e objetos que narram a trajetória da associação.

Mais informações
museudaparteira@gmail.com

Date of last modification: 27/03/2026, 17:38