Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Rádio Paulo Freire e Laboratório de Imagem e Som fazem transmissão ao vivo da Expo UFPE
Asset Publisher Asset Publisher
Rádio Paulo Freire e Laboratório de Imagem e Som fazem transmissão ao vivo da Expo UFPE
A Expo UFPE tem o objetivo de divulgar os cursos de graduação da Universidade para estudantes do Ensino Médio
Integrados à participação do Departamento de Comunicação Social (DCom) da Universidade na Expo UFPE 2025, nesta quinta-feira (9), a Rádio Paulo Freire e o Laboratório de Imagem e Som (LIS) montam um pequeno estúdio móvel no Centro de Convenções para transmissão ao longo do dia, ao vivo, pelo YouTube da Rádio Paulo Freire, de intervenções promovidas pelos estudantes dos cursos de Jornalismo, Cinema, Rádio, TV e Internet e Estudos de Mídia. Também será realizada a transmissão de uma edição especial do programa “O que tem pra hoje” dedicada à orientação vocacional. O estúdio será montado bem ao lado da sede da Superintendência de Cultura (Supercult). A proposta é que os visitantes da feira participem da transmissão, dirigindo perguntas ou comentários aos convidados.
A Expo UFPE tem o objetivo de divulgar os cursos de graduação da UFPE para estudantes do Ensino Médio. Ao protagonizarem as transmissões ao vivo na Feira, os estudantes do Departamento de Comunicação vão demonstrar na prática o que aprendem nos seus cursos, aproveitando dois dos seus mais importantes recursos: o LIS, setor destinado ao desenvolvimento de produções em áudio e vídeo integradas às atividades acadêmicas; e a Rádio Paulo Freire, que funciona como rádio-escola da UFPE desde 2019 e faz parte do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU), sendo cogerida pelo Departamento de Comunicação Social.
No programa “O que tem pra hoje”, que faz parte da grade da Rádio Paulo Freire, a convidada é Silvia Gusmão, psicóloga, psicanalista, sócia da Trajeto Consultoria, consultora e supervisora escolar e de equipes da saúde mental da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. A proposta é que ela também responda ao vivo às perguntas dos visitantes sobre seus dilemas e desafios na hora do Enem e da escolha profissional. Com duração de 50 minutos, o programa começa às 14h, no YouTube e streaming da Rádio Paulo Freire. A apresentação será feita por Nicole Guimarães, com produção de Alisson Felix e Rara Sena.
Depois do programa de rádio, a transmissão continua com uma intervenção dos cursos de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual, abordando desafios e perspectivas das formações nas duas graduações. A conversa será conduzida pela estudante de Jornalismo Thaisa Fischer, com a participação da aluna Mikhaela Araújo, do curso de Jornalismo, e do professor Marcelo Costa, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual. A produção é de Júlia Lira e Letícia Rodrigues, estudantes de Jornalismo. Pela manhã, a partir das 10h, a intervenção fica por conta do curso de Estudos de Mídia, que surge da reformulação da graduação em Rádio, TV e Internet. Organizada pelo Diretório Acadêmico do curso, a conversa será com a professora Carolina Dantas, que colaborou com as discussões que definiram o novo curso. Em todas as intervenções haverá também espaço para participação dos visitantes da Feira.
A Expo UFPE 2005 acontece das 8h às 17h, no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE), no Campus Recife da Universidade. Mais de 200 escolas já confirmaram presença, com mais de 20 mil estudantes esperados. A feira terá 60 estandes dos mais diversos cursos, além de cinco salas temáticas, apresentações artísticas, mostra de curtas e uma feira gastronômica.