Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Lançada a Rede de Mulheres Pesquisadoras de Futebol
Asset Publisher Asset Publisher
Lançada a Rede de Mulheres Pesquisadoras de Futebol
A iniciativa visa mapear, conectar e dar visibilidade às mulheres que desenvolvem pesquisas sobre futebol no Brasil
Mapear, conectar e dar visibilidade às mulheres que desenvolvem pesquisas sobre futebol no Brasil. Esses são os objetivos da Rede de Mulheres Pesquisadoras de Futebol, iniciativa coordenada pela professora Soraya Barreto Januário, do Departamento de Comunicação Social (DCom) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A proposta foi articulada a partir de demandas observadas durante o 1º Seminário Internacional do Núcleo de Estudos Críticos de Feminismos, Gênero, Consumo e Capitalismo (FEGECCAP), que teve como tema “Gênero e esportes: o que os feminismos têm a dizer sobre práticas esportivas?”. “A partir das conversas e provocações daquele encontro, surgiu a necessidade de ir além do debate pontual e construir algo mais robusto, identificar, conectar e tornar visível quem são as mulheres que pesquisam futebol no Brasil”, explica Soraya Barreto.
Como desdobramento das discussões do seminário, foi elaborado um formulário em parceria com o FEGECCAP e o Observatório de Mídia (OBMídia) com o objetivo de identificar pesquisadoras e suas agendas de investigação. A iniciativa ganhou alcance com a colaboração do Ludopédio, maior portal de pesquisadores de esportes e futebol do Brasil, durante o “III Seminário Online do Ludopédio – Mulheres e Futebol”.
Entre os objetivos da Rede está a construção de um mapeamento sobre quem são, onde estão e o que pesquisam essas acadêmicas no campo do futebol, que é um espaço historicamente marcado pela predominância masculina, inclusive na produção científica. Os primeiros resultados do mapeamento devem ser apresentados em 2027, durante o primeiro encontro da Rede, previsto para ocorrer no Campus Recife da UFPE.
“Para nossa alegria, o projeto foi aprovado na área de Divulgação Científica [do Edital Universal do CNPq], reforçando uma escolha política e metodológica central de produzir conhecimento e, ao mesmo tempo, fazê-lo circular, com compromisso público, visibilidade e impacto social”, afirma Soraya. Além dela, o grupo conta com a parceria das professoras e pesquisadoras Silvana Goellner (UFRGS), Mariane Pisani (UFPI), Caroline Almeida (PGEDF), Ana Carolina Vimieiro (UFMG) e Aira Bonfim (FGV).
Mais informações
No Instagram @mulherespesquisadorasdefutebol