Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Laboratório/Oficina Guaianases de Litogravura participa da Fliporto Arte 2025
Asset Publisher Asset Publisher
Laboratório/Oficina Guaianases de Litogravura participa da Fliporto Arte 2025
Localizado no CAC, o Laboratório de Litogravura da UFPE desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão
O Laboratório/Oficina Guaianases de Litogravura, vinculado à UFPE, participa da Fliporto Arte 2025, com estande, exposição e roda de conversa, na Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, zona sul do Recife. A exposição “Vozes: Laboratório/Oficina Guaianases de Litogravura” fica em cartaz, de 13 a 16 deste mês, das 13h às 21h. E a roda de conversa será realizada, no dia 15 deste mês, às 14h.
A exposição “Vozes: Laboratório/Oficina Guaianases de Litogravura” remete ao histórico do grupo. Um dos capítulos mais importantes da história da produção artística em gravura em Pernambuco é o da Oficina Guaianases de Gravura. Em seus 21 anos de existência (1974-1995), essa oficina impulsionou o cenário artístico local, alcançando fama e prestígio em âmbito nacional. A dissolução do grupo aconteceu em 1995, e, nesse mesmo ano, seu legado foi incorporado ao Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE, sendo renomeado como Laboratório Oficina Guaianases de Gravura (LOGG).
Atualmente, o Laboratório de Litogravura da UFPE desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este espaço de produção artística segue ativo, com ações contínuas de pesquisa em Arte, formação de novos profissionais da litogravura e iniciativas voltadas à democratização do acesso à arte, bem como à formação de professores/artistas no campo da gravura, consolidando-se como referência em formação no cenário brasileiro.
A participação na Fliporto Arte 2025 consiste em uma celebração e manutenção histórica das vozes e ações da Guaianases. Para isso, o estande do Laboratório/Oficina Guaianases de Litogravura, com curadoria de Luciana Borre (professora do Departamento de Artes do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE), conta com inúmeras obras representantes de cada etapa histórica da Guaianases.
Estarão expostas obras de João Câmara, Gil Vicente, Luciano Pinheiro, Renato Vale, Flávio Gadelha, entre outros. Também estarão presentes litogravuras de Mestre Hélio Soares e quatro artistas da nova geração: Leidjane Pinheiro, Jennifer Lima, Fernanda Estolano e Djair Soares. Além das obras, o estande oferecerá ao público uma mediação cultural com monitores preparados para contar a história da Oficina Guaianases de Gravura até os dias atuais. Também estarão disponíveis ao público uma pasta com diversas obras para manuseio e materiais educativos e de pesquisa para aprofundamento.
RODA DE CONVERSA - Luciana Borre, Emanuelle Veloso e o atual grupo do Laboratório de Litogravura da UFPE promovem a roda de conversa “Buscamos Vozes da Guaianases” durante a Fliporto Arte 2025. O encontro tem como objetivo ouvir e registrar narrativas e memórias relacionadas à Oficina Guaianases de Gravura. Para isso, foram convidados artistas que participaram da Oficina, professoras e professores que atuaram com o Mestre Hélio Soares na UFPE, além de pesquisadoras e pesquisadores que, de alguma forma, possam contribuir com esse registro.
Serviço
Exposição Vozes: Laboratório/Oficina Guaianases de Litogravura
Quando: de 13 a 16 de novembro, das 13h às 21h
Local: Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu, Rua Setúbal, 1023 - Boa Viagem, Recife
Curadoria: Luciana Borre
Produção e mediação: Jennifer Lima, Lei Costa, Fernanda Estolano, Djair Soares e Luciana Borre
Design: Fernanda Estolano
Idealizadora e incentivo: Denise
Apoio: Superintendência de Cultura (Supercult) da UFPE e Fliporto
Roda de Conversa Buscamos Vozes da Guaianases
Quando: 15 de novembro, às 14h
Local: Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu, Rua Setúbal, 1023 - Boa Viagem, Recife
Mediação: Luciana Borre e Emanuelle Veloso
Design: Fernanda Estolano
Idealizadora e incentivo: Denise
Apoio: Superintendência de Cultura (Supercult) da UFPE e Fliporto
Mais informações
Professora Luciana Borre
luciana.borre@ufpe.br