Asset Publisher Asset Publisher

Back

Cerimônia de abertura do semestre 2025.2 no Campus Recife reúne comunidade acadêmica na Concha Acústica

O evento contou com falas de boas-vindas, música e apresentação do I Festival Universitário de Saberes em Cultura e Arte (Fusca)

O evento de abertura oficial do semestre letivo 2025.2 no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) reuniu estudantes, gestores, professores e técnicos administrativos na Concha Acústica Paulo Freire, ontem (quarta, 10). A cerimônia contou com falas de boas-vindas, música e apresentação do I Festival Universitário de Saberes em Cultura e Arte (Fusca), que trouxe um carro homônimo ao palco. As aulas em todos os campi da UFPE tiveram início na última segunda-feira (8).

Dirigindo um Fusca, em alusão à primeira edição do festival Fusca, o reitor Alfredo Gomes chegou ao palco da Concha Acústica, ao lado do diretor de Artes da Superintendência de Cultura (Supercult), Hélio Pajeú, e do vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Pernambuco e estudante de Biblioteconomia na UFPE, Everton Simão. “[A UFPE] é uma instituição pública, é uma instituição de qualidade e excelência, que os estudantes devem chegar junto, as juventudes [devem] chegar junto, para construir uma história, um projeto de formação de sucesso aqui na Universidade”, disse o reitor em mensagem aos estudantes. Ele completou: “E desejar, obviamente, um engajamento profundo também na defesa da universidade pública, esse patrimônio estratégico do povo brasileiro.”

Acesse aqui o álbum de fotos do evento, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom UFPE. 

“Desejamos que seja um espaço muito prazeroso, muito feliz, de muita construção do conhecimento e também de construção de um perfil profissional, porque esse é o objetivo da universidade”, afirmou a pró-reitora de Graduação Magna Silva em sua fala aos estudantes. A pró-reitora para Assuntos Estudantis Cinthia Kalyne Alves também deu as boas-vindas e demonstrou o apoio da gestão aos alunos: “Nesta jornada aqui, claro, eu queria muito que todos soubessem e sentissem que não estão sozinhos.” 

“Estar na UFPE é um orgulho, é um sonho e é uma conquista muito importante. Muitos de nós somos os primeiros das nossas famílias a acessar lugares como esse. E dizer também que a UNE é ponta de lança na defesa, na luta e nas conquistas dos avanços da educação do nosso país”, defendeu o estudante Everton Simão. Na mesma linha, o estudante de Direito da UFPE Paulo Henrique Silva Alves, presente ao dispositivo oficial, salientou a luta estudantil por melhores condições na educação pública, com destaque atualmente para a defesa da recomposição orçamentária.

As diretoras do Centro de Biociências (CB) e do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), respectivamente, Oliane Magalhães e Claudete Fernandes Pereira, também compuseram o dispositivo oficial, cumprimentando o público e desejando sucesso aos estudantes.

A cerimônia prosseguiu com apresentação do grupo de percussão Percutindo UFPE, que animou a plateia. O grupo é composto por alunos e egressos de Música da UFPE, sob a coordenação do professor Antônio Barreto, do Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade. O Percutindo UFPE tem incentivo do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) da Supercult.

Feliz pela entrada na UFPE, o calouro de Publicidade e Propaganda Victor Ferraz reforçou a importância de construir sua formação acadêmica na UFPE, gerando oportunidades profissionais, e de prezar pela instituição: “É de extrema importância também que a gente valorize a nossa Universidade e que a gente cuide dela, zele por ela. E é isso, estou muito feliz por estar aqui e muito feliz também por tudo que irá acontecer daqui para frente”, destacou.

FESTIVAL - O I Festival Universitário de Saberes em Cultura e Arte foi um dos destaques da solenidade de abertura do semestre 2025.2 no Campus Recife. Realizado pela Supercult, o Fusca acontece, até o dia 13 deste mês, no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE, no Campus Recife, com programação que reúne mostras de filmes, shows, exposições, oficinas, debates e feiras culturais.

O bolsista da Supercult Davi Mandarel fez a apresentação do evento, na Concha Acústica, que teve ainda o sorteio de brinde. E o diretor de Artes da Supercult, Hélio Pajeú, explicou ao público que o Fusca “celebra a diversidade, a cultura e as expressões artístico-culturais. Neste ano, o tema do Fusca é ‘Tempo e território: o que gira ao seu redor’. E como homenageados, nesta primeira edição, a gente escolheu a Várzea e os seus fazedores de cultura porque a Várzea é esse território que acolhe a Universidade de uma forma muito amável”.

A programação completa do I Fusca está disponível no site da Supercult e no Instagram @fusca.ufpe.

*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE

Date of last modification: 11/09/2025, 17:32