Asset Publisher Asset Publisher

Back

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia de Caruaru obtém nota máxima no Ministério da Educação

O reconhecimento destaca a qualidade da formação interdisciplinar, o comprometimento dos docentes e o ambiente inovador do curso

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), ofertado no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, obteve nota 5 em sua primeira avaliação de reconhecimento de curso. A nota é atribuída a cursos que atendem aos critérios de excelência do Ministério da Educação (MEC), que faz a análise por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A autarquia analisou aspectos como organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso. O resultado permite a continuidade da oferta de vagas, fortalece a credibilidade do BICT no cenário nacional e amplia oportunidades de formação e inserção profissional para os estudantes. 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu a autorização para dar início ao bacharelado no Campus Agreste no primeiro semestre de 2022. Com duração de três anos, o curso está formando a sua primeira turma. O BICT é coordenado pelos professores do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen) do CAA, João Freitas e Gilmara Pedrosa. João, que esteve à frente da avaliação, explica como e por que ela é realizada. “Todo curso de graduação, quando inicia suas atividades, passa por um processo de autorização para funcionamento. Quando está próximo de formar sua primeira turma, passa por um processo de avaliação de reconhecimento de curso, tendo notas inteiras de 1 a 5, com 5 sendo considerado nota máxima como qualidade. Com esta nota, temos a autorização de expedição de diploma do curso”, detalha o professor. 

Para a coordenação, o conceito máximo obtido pelo bacharelado é o reconhecimento oficial da qualidade da formação oferecida pelo curso, que se destaca em aspectos como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico, práticas acadêmicas e impacto social. “O resultado, fruto do trabalho dedicado de docentes, discentes, técnicos e gestão, reafirma o compromisso da UFPE com a excelência acadêmica, a integração entre ciência, tecnologia e sociedade e o papel estratégico do CAA na interiorização do ensino superior público e de qualidade no Agreste pernambucano”, comemora João. 

INTERDISCIPLINARIDADE – O BICT apresenta, em sua grade curricular, disciplinas como física, química, matemática e computação, além de matérias voltadas ao empreendedorismo, inovação e humanidades. Das disciplinas necessárias à integralização da carga horária, apenas pouco mais de 65% são obrigatórias. As demais podem ser escolhidas de acordo com os interesses de cada aluno. Essa flexibilidade permite que o discente adapte seu percurso formativo ao longo do curso. O bacharelado oferece 40 vagas com entrada única no primeiro semestre e ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sisu Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Mais informações
coordenacao.bict@ufpe.br

Date of last modification: 14/11/2025, 17:03