Roda de Conversa
- UFPE/
- Institutional/
- Dean Offices/
- Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe)/
- Fluir com a Vida/
- Roda de Conversa/
- Noticias/
- Serviço de Psicologia Aplicada promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo
Asset Publisher Asset Publisher
Serviço de Psicologia Aplicada promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo
O encontro é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFPE realiza, na próxima terça-feira (30), das 9h às 12h, a roda de conversa “Diálogos em Saúde Mental”, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e de promoção do cuidado em saúde mental. O encontro, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, ocorre nas dependências do SPA, localizado na Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Várzea, ao lado do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase).
A programação contará com a participação de três convidados, que trarão diferentes olhares sobre a prevenção em saúde mental. O professor Juliano Victor Luna, médico-psiquiatra da UFPE e docente de Psiquiatria do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade, apresentará reflexões a partir da perspectiva médico-psiquiátrica, destacando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
A psicóloga Mariana Bentzen Aguiar, profissional do SPA, doutora em Psicologia e professora no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFafire), abordará a relevância do acolhimento, da escuta qualificada e da promoção do bem-estar dentro da clínica-escola, a partir de sua experiência em atendimentos clínicos individuais e grupais, bem como na supervisão de estagiários.
Já Ester Souza, estagiária de Psicologia da UFPE e intérprete de Libras, com sete anos de atuação junto à comunidade surda, trará reflexões sobre os cuidados psicológicos voltados às pessoas com deficiência auditiva. Sua fala terá como foco a inclusão, a acessibilidade e a oferta de um cuidado integral em rede.
O evento tem como objetivo reforçar a importância da escuta, da acolhida e da construção de estratégias preventivas em saúde mental, em sintonia com os propósitos do Setembro Amarelo. A roda de conversa pretende ainda ser um espaço de diálogo, troca de experiências e aprendizado coletivo, fortalecendo a promoção da vida e o combate ao estigma em torno das questões de saúde mental.