- UFPE/
- Institutional/
- Dean Offices/
- Pró-Reitoria de Extensão (Proext)/
- Notícias da Proext/
- MOVENTEMANGUE_ARTE: De Onde Vertem as Águas
Asset Publisher Asset Publisher
MOVENTEMANGUE_ARTE: De Onde Vertem as Águas

Em novembro de 2025, o projeto de extensão MOVENTEMANGUE_ARTE, vinculado ao curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), anunciou a abertura da chamada pública para sua 5ª Movência, intitulada “De Onde Vertem as Águas”, com inscrições abertas até o dia 29 de janeiro de 2026. Coordenado pelas professoras Renata Wilner e Joana D’arc Lima, o projeto conta com uma equipe interdisciplinar formada por bolsistas e voluntários(as) de diferentes áreas da universidade, visando ultrapassar os limites acadêmicos e fomentar a circulação da arte nordestina em espaços de educação, cultura e formação crítica.
O MOVENTEMANGUE_ARTE realiza chamadas públicas denominadas Movências, que têm como objetivo reunir e divulgar conteúdos visuais, audiovisuais e textuais produzidos por pessoas e coletivos vinculados à região Nordeste. Cada Movência é estruturada a partir de um eixo temático, que orienta e conecta as produções submetidas, configurando uma rede colaborativa de circulação artística e cultural. Esse método cria um rizoma coletivo, cujo caráter orgânico fortalece vínculos entre os participantes e fomenta circuitos autônomos de produção e fruição cultural entre diferentes territórios da região. A equipe do projeto realiza a elaboração conceitual da Movência, a organização e divulgação da chamada, a seleção dos trabalhos submetidos e a construção da disposição dos conteúdos no site, sempre com rigor estético e conceitual.
A 5ª Movência, intitulada “De Onde Vertem as Águas”, é provocada por um ensaio visual produzido pela equipe do projeto, disponível no site oficial, que integra registros fotográficos, desenhos e textos. O ensaio é resultado de reflexões sobre o comportamento, simbolismo e centralidade vital das águas, inspiradas em experiências práticas desenvolvidas pelo projeto, como o “águatório”, uma caminhada em trilha na mata conduzida por Hilson Olegário, do projeto cultural e socioambiental Boi da Mata, até uma bica natural de água no bairro da Várzea. Essa vivência possibilitou reflexões sobre a influência das águas em nossas vidas e sobre a relação entre sujeito e natureza, considerando os fluxos e afluentes que nos atravessam.
Além da parceria com o Boi da Mata, o lançamento da Quinta Movência ocorreu no Peixe Beta Espaço Cultural, em 5 de dezembro de 2025, reunindo criadores e criadoras do bairro da Várzea e promovendo o diálogo entre o projeto e a comunidade local.
O eixo conceitual da chamada, denominado Moventes, articula-se como uma metáfora poética: assim como rios, riachos, represas e marés se encontram em um corpo d’água, o projeto busca reunir em um só fluxo artístico e cultural diversas linguagens e formatos de produção, promovendo uma convergência criativa entre práticas individuais e coletivas. Serão acolhidos trabalhos como pinturas, esculturas, fotografias, performances, intervenções urbanas, poesias, desenhos, canções, ficções, gravuras, documentários, crônicas, videoartes, materiais audiovisuais diversos, relatos artístico-pedagógicos e intervenções educativas e educomunicativas. Essa perspectiva valoriza a diversidade de expressões e evidencia a circulação simbólica e afetiva das criações, conectando sujeitos e territórios em um fluxo contínuo de diálogo estético e social.
A chamada pública da 5ª Movência convida criadoras, criadores, artistas, arte/educadoras e arte/educadores do Nordeste a submeterem trabalhos — inéditos ou já produzidos — que dialoguem com o ensaio visual disponível no site, configurando suas produções como expressão poética própria.
Informações adicionais:
O edital completo, o formulário de inscrição e o ensaio visual estão disponíveis no site oficial do projeto, com inscrições abertas de 05/12/2025 a 29/01/2026, no link: https://www.movente.org/onde
Trabalhos das Movências anteriores podem ser acessados em www.movente.org.
O público e colaboradores também podem acompanhar as ações do projeto pelo Instagram: @moventemanguearte
Contato: moventemangue.arte@ufpe.br