- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Bem Viver destaca importância da Mata Atlântica na tela na TVU
Asset Publisher Asset Publisher
Bem Viver destaca importância da Mata Atlântica na tela na TVU
Programação da emissora traz ainda novos episódios do Opinião Pernambuco e Univerciência
O Bem Viver desta terça-feira (3) apresenta uma jornada pelo coração da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do Brasil. O programa, que vai ao ar às 18h, na TV Universitária, vai até a Serra da Mantiqueira, em São Paulo, para mostrar a Área de Proteção Ambiental (APA) São Francisco Xavier, um distrito que guarda segredos de convivência harmoniosa entre comunidade e floresta, com cachoeiras, montanhas e muito verde.
No meio dessa mata, é possível encontrar a juçara, palmeira nativa da Mata Atlântica que produz um fruto conhecido como o açaí do Sudeste. O programa vai mostrar como agricultores estão transformando a juçara em polpa, sucos e gerando uma economia sustentável que mantém a floresta em pé. O Bem Viver traz ainda matérias sobre o movimento Cerrado de Pé, de Goiás; a respeito dos saberes tradicionais de saúde na Ilha de Marajó, no Pará, desenvolvidos pelo projeto Territórios do Cuidado da Fiocruz; e sobre a tradição milenar do Muqam Uigur, na China, patrimônio da humanidade.
Além do Bem Viver, confira outros destaques da programação da TVU:
Opinião Pernambuco – No Recife, a nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, sancionada pelo prefeito João Campos em outubro de 2025, redefine regras importantes para o desenvolvimento urbano da capital. A mudança tem gerado debates, críticas e elogios, especialmente sobre os efeitos no planejamento urbano, na habitação e no meio ambiente. Para falar sobre o tema, a jornalista Ariana Pacheco recebe a professora Iana Ludermir Bernardino, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE; e Mariana Asfora de Medeiros, presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira. O debate vai ao ar às 13h30 desta quarta-feira (4), com reapresentação às 21h. As entrevistas também ficam disponíveis no canal da emissora no YouTube.
Univerciência – Também nesta quarta-feira (4), às 18h, a TVU exibe um novo episódio do Univerciência. Na edição desta semana, vai ser possível conhecer uma ferramenta digital criada por pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, capaz de fornecer um panorama sobre a saúde bucal de pacientes atendidos em clínicas e sistemas públicos de saúde; o trabalho de cientistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão que utiliza a mangaba como matéria-prima na produção de cosméticos; pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas, que reforça a importância da conservação ambiental e a força da Mata Atlântica no mapa da biodiversidade global; e um gel desenvolvido por cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir de plantas da região como alternativa terapêutica no tratamento de envenenamento provocado por animais peçonhentos.