Núcleo de Ciências da Vida (CAA)
- UFPE/
- Institutional/
- Academics Centers/
- Campus Caruaru/
- Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/
- Núcleo de Ciências da Vidas (CAA)/
- Informes Núcleo da Vida/
- I Agreste Summit reúne público e impulsiona movimento de inovação no Agreste
Asset Publisher Asset Publisher
I Agreste Summit reúne público e impulsiona movimento de inovação no Agreste
Evento realizado no Armazém da Criatividade reuniu cerca de 120 participantes, apresentou iniciativas em empreendedorismo e tecnologia e reforçou a integração entre academia, mercado e sociedade.

O I Agreste Summit foi realizado no dia 25 de novembro, das 13h às 18h, no auditório principal do Porto Digital Caruaru – Armazém da Criatividade, reunindo cerca de 120 participantes. O encontro foi promovido pela InovaCAA – Comissão de Inovação do CAA/UFPE, pelo CANTINA – Complexo de Aprendizagem, Networking, Tecnologias, Inovação e Empreendedorismo do Agreste, e pela Rede Inov@greste.
Com o tema “Da Inovação do Cordel à Inteligência Artificial”, a programação incluiu palestras, open day, painel temático e momentos de networking. Um dos destaques foi a participação das Unidades de Empreendedorismo e Inovação do PARQUE.TeC UFPE, que apresentaram o Open Day e divulgaram os editais CENTELHA e INOVA CAATINGA.
Segundo o coordenador do evento, João Paulo Oliveira, “O Agreste Summit foi o start institucional do CAA/UFPE para esse movimento de Ciência, Tecnologia e Inovação que conecta a academia com as instituições de mercado, entidades públicas, comunidades de inovação e sociedade civil interessada nessa temática fundamental para o desenvolvimento do Agreste e de todo o interior de Pernambuco.”
Entre os palestrantes, o Diretor do CAA/UFPE, Dilson Cavalcanti, abordou o tema “Conectando a inovação com o desenvolvimento do Agreste: a ponte entre a pesquisa científica e o impacto social e econômico em Caruaru e região.”
O evento contou com a presença de estudantes de instituições públicas e privadas, além de representantes do Porto Digital, Sebrae, Senac, Senai, IFPE (Belo Jardim e Pesqueira), FEJEPE, Empresas Juniores, CoMCiTI, pesquisadores, empresários, startups e da Prefeitura de Caruaru.
No encerramento, o palestrante José Urbano destacou a relação entre cultura nordestina e tecnologia, afirmando: “O Cordel e outras expressões da nossa cultura devem caminhar com a evolução tecnológica sem perder suas raízes. A Inteligência Artificial é nossa amiga, mas nunca poderá sentir o cheiro da chuva caindo na areia seca do sertão, ou o aroma do cuscuz no fogão de lenha, e traduzir esses sentimentos em versos e poesia.”
Ao final do evento, João Paulo reforçou a importância da aproximação entre universidade e sociedade: “Fica evidente a necessidade da academia extrapolar seus muros e se aproximar ainda mais da sociedade. Em 2026 teremos o II Agreste Summit, com novas parcerias e atrações, mas com o mesmo propósito: conectar pessoas à Ciência, Tecnologia e Inovação produzidas no Agreste para o mundo!”