A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, em especial, o Departamento de Psicologia lamentam com pesar o falecimento da professora Cilene Rejane Ramos Alves aos 56 anos de idade. Velório e sepultamento ocorrem hoje (1º), no Cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes.
Graduada em Psicologia pela UFPE, com mestrado e doutorado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP), Cilene dedicou sua trajetória à formação acadêmica e à pesquisa. Atuou como coordenadora do Pró-Parkinson: Psicologia e do Laboratório de Psicologia Experimental da Universidade, foi líder de grupo de pesquisa e integrou a Comissão Gestora de Biotérios da UFPE. Teve experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicofarmacologia, Análise Experimental e Terapia Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente nos temas de Esquizofrenia, Atenção, Modelos Animais em Psicopatologia, Alterações Nutricionais, Ansiedade, Depressão, Neuropsicologia e Psicoeducação.
“Nos solidarizamos com familiares, amigos, colegas e estudantes. Que sua memória permaneça viva em nossos caminhos, inspirando nosso compromisso com a educação pública e a ciência”, diz a nota de pesar divulgada pelo Departamento de Psicologia da UFPE. Em reconhecimento pela trajetória acadêmica de Cilene Rejane Ramos Alves, o Departamento de Psicologia decreta luto oficial nesta segunda-feira (1º), suspendendo todas as atividades institucionais.