Departamento de Design (CAC)

Asset Publisher Asset Publisher

Back

TV Universitária exibe documentários inéditos em comemoração ao aniversário de Paulo Freire

A exibição soma-se às homenagens feitas pelas Cátedra Paulo Freire da UFPE

Em comemoração ao aniversário do educador Paulo Freire, a TVU exibe no próximo dia 19, a partir das 14h, dois documentários que recuperam memórias e o legado da emissora de rádio idealizada pelo patrono da educação no Brasil. Como parte da homenagem, serão exibidos os documentários “Um encontro na rádio criada por Paulo Freire” e “A rádio que fazemos juntos”, ambos realizados no Laboratório da Imagem e Som (LIS) do Departamento de Comunicação Social (DCom) da UFPE. O primeiro recebeu o apoio da Superintendência de Cultura (Supercult) por meio do Programa de Estímulo à Cultura - PEC 2024.

A exibição soma-se às homenagens feitas pelas Cátedra Paulo Freire da UFPE com a realização do “Paulo Freire em setembro - Ato Político Pedagógico Cultural” em defesa da escola pública, no mesmo dia e horário, ao redor da escultura do educador no Lago do Cavouco, no campus da UFPE, na Cidade Universitária.

Encontro na rádio criada por Paulo Freire
O documentário “Encontro na rádio criada por Paulo Freire” registra o encontro entre Hugo Martins e Marcius Freire, que trabalharam juntos na antiga Rádio Universidade, que já foi Universitária AM e, desde 2018, foi reconfigurada como rádio-escola da UFPE, sendo rebatizada com o nome do seu idealizador. Os dois não tinham contato desde que a emissora sofreu intervenção, logo após os primeiros dias após o Golpe de 1964. Primeira emissora universitária do Norte e Nordeste e terceira do país, a Rádio Universidade foi alvo da “caça aos comunistas”, sofreu intervenção dos militares, alguns dos seus colaboradores foram presos e seu projeto de comunicação emancipatória, que era parte do sistema de educação de Paulo Freire, foi interrompido. 

Marcius Cortez, que na época atuava como repórter no “Campanha de Alfabetização”, um dos programas mais atacados, radicou-se nos anos 1960 em São Paulo para escapar de perseguições e só reencontrou o antigo colega de trabalho em visita que fez a Recife, em 2024, a convite da Rádio Paulo Freire e da Cátedra Paulo Freire da UFPE. Nesse encontro, Marcius e Hugo recuperam a história e atuação da emissora, relembram o convívio com Paulo Freire e comentam dois programas da época que foram recuperados e são apresentados no documentário, o “Caderno Musical” e “O Mundo da Ciência”, ambos produzidos por Jarbas Maciel. O último foi uma experiência pioneira de divulgação científica em formato de radiodrama.

Elaborado como parte de um edital da Superintendência de Cultura (Supercult) e com apoio da Cátedra Paulo Freire da UFPE, o documentário “Encontro na rádio criada por Paulo Freire”, gravado em 2024 e finalizado no primeiro semestre de 2025, tem cerca de 25 minutos e foi realizado por estudantes e professores do Departamento de Comunicação Social e por profissionais do LIS com apoio da equipe da Rádio Paulo Freire. A direção e roteiro é de Yvana Fechine e a edição e finalização de Paulo Sano, com direção de fotografia de Nildo Ferreira e imagens adicionais de Djalma Galindo. A produção é de Yvana Fechine, Paula Reis, Kennedy Lacerda, Willian Araujo com apoio de Roberta Lira dos Santos, Ícaro Ricarte, Isabel Bahé e Rafael Queiroz; trilha original e edição de áudio de Felipe Peixoto, tratamento de áudio de Thiago Sabino e arte de Hugo Luna.

A rádio que fazemos juntos
Já o documentário “A rádio que fazemos juntos” é resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Cícero Kennedy Lacerda na graduação de Rádio, TV e Internet da UFPE. Roteirizado em primeira pessoa, a partir da experiência do autor como bolsista e estagiário da Rádio Paulo Freire, desde que entrou na UFPE, o documentário trata da experiência de formação na rádio-escola da UFPE, que é orientada pela pedagogia freireana. Ele entrevista estudantes, professores e técnicos para entender o sentido do “fazer junto” que está no título do documentário e que é o slogan da emissora, procurando mostrar o impacto dessa formação freireana sustentada pelo protagonismo dos estudantes.

Realizado com apoio da equipe da Rádio Paulo Freire, o documentário “A rádio que fazemos juntos”, com cerca de 28 minutos, tem produção e direção de Cícero Kennedy Lacerda, com orientação de Yvana Fechine. As imagens são de Nildo Ferreira e Tião Possidônio, edição e finalização de Beto Farias, trilha original de Felipe Peixoto e arte de Hugo Luna.

Date of last modification: 10/09/2025, 18:59

Contato Contato

Localização Localização