Cultura
- UFPE/
- Institutional/
- Cultura/
- Notícias/
- Maria Eliete Santiago recebe título de professora emérita no dia 16 de outubro
Navigation Navigation
Asset Publisher Asset Publisher
Maria Eliete Santiago recebe título de professora emérita no dia 16 de outubro
A cerimônia terá início às 16h e ocorrerá no Auditório Reitor João Alfredo, que fica no 1º andar da Reitoria da UFPE

A professora Maria Eliete Santiago, pesquisadora sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), receberá o título de Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em sessão solene que será realizada nesta quinta-feira (16). A cerimônia, presidida pelo reitor da UFPE Alfredo Gomes, terá início às 16h e ocorrerá no Auditório Reitor João Alfredo, que fica no 1º andar da Reitoria da UFPE.
Maria Eliete Santiago concluiu o doutorado em Ciências da Educação na Université Paris Descartes – Paris V (1994), o mestrado em Educação: Supervisão e Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e a graduação em Pedagogia na UFPE (1971). Ela é idealizadora da Cátedra Paulo Freire, espaço de estudo e socialização da pedagogia freiriana na UFPE. Também é uma das responsáveis pela criação do Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, orientando dezenas de dissertações e teses.
Ela ingressou na UFPE em 1995, após aprovação em concurso público para o cargo de professora no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, atual Departamento de Políticas e Gestão da Educação, do Centro de Educação (CE), Campus Recife. Em 2009, passou a ser Professora Titular. No âmbito administrativo, exerceu funções estratégicas, incluindo a vice-direção do CE (2008-2012), coordenando iniciativas importantes para a qualificação da formação docente e para a estruturação acadêmica da instituição. Sua aposentadoria ocorreu em 9 de maio de 2022, totalizando mais de 26 anos de dedicação à UFPE.
A proposta de concessão do título de Professora Emérita a Maria Eliete Santiago foi encaminhada ao Conselho Universitário (Consuni) da UFPE pelo Pleno do Departamento de Políticas e Gestão da Educação do CE, Campus Recife.