Cultura

Navigation Navigation

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Comissão da Verdade, Memória e Reparação da UFPE apresenta série de vídeos na TVU

Os interprogramas serão exibidos a partir desta terça (31), logo após o programa Sem Censura

Pelo levantamento realizado de junho de 2025 até agora pela Comissão da Verdade, Memória e Reparação da UFPE, pelo menos 649 professores, estudantes e técnicos vinculados à Universidade foram alvo de práticas autoritárias do regime militar, que vão de pedidos de informação sobre eventuais envolvimentos com atividades “subversivas” a cancelamentos de bolsas, desligamento de curso e demissões, entre outros. Desse total, houve 132 prisões ou detenções e, pelo menos, seis estudantes mortos pela repressão.

Parte dessa história será conhecida de hoje (31) até a sexta-feira (3 de abril), com a exibição pela TV Universitária de um conjunto de vídeos que recuperam a história e a memória dos estudantes da UFPE, assassinados pelos agentes da repressão durante a Ditadura de 1964. Os vídeos, no formato de interprogramas de três minutos, vão ao ar logo após o programa Sem Censura, por volta das 18h.

O material audiovisual foi produzido por alunos da disciplina eletiva “Jornalismo, Memória e Verdade”, junto com a equipe do Laboratório de Imagem e Som (LIS), do Departamento de Comunicação Social (DCom). 

Date of last modification: 31/03/2026, 16:23