Asset Publisher Asset Publisher

Back

Mestrando de Psicologia Cognitiva da UFPE recebe Menção Honrosa por estudo sobre dependência de smartphones

Trabalho de Luís Augusto Soares Castellón foi realizado em conjunto com a professora Renata Maria Toscano

O mestrando Luís Augusto Soares Castellón, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE, foi agraciado com a Menção Honrosa durante o V Congresso Sul-Brasileiro de Cognição e o XIV Encontro Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). O evento ocorreu no último sábado (19), em Florianópolis, Santa Catarina. O reconhecimento foi concedido pelo trabalho intitulado “Alterações na percepção de duração do tempo em universitários dependentes de smartphone”, realizado em conjunto com sua orientadora, a professora Renata Maria Toscano, coordenadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva (LNeC) da UFPE.

O estudo contou ainda com a colaboração dos pesquisadores Jonathan Bento Cavalcanti e do professor Fábio Galvão Dantas, ambos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além da mestranda Layse Pereira da Costa (UFPE). A pesquisa examinou como o uso excessivo de smartphones pode alterar a percepção de tempo entre universitários, tema de grande relevância no contexto contemporâneo, marcado pelo uso massivo de dispositivos digitais.

O trabalho utilizou uma abordagem correlacional, transversal e quantitativa. Foram avaliados 155 universitários, dos quais 115 eram do sexo feminino e 40 do sexo masculino, com idade média de 21,5 +/- 4,24 anos anos. Os participantes responderam, on-line, à Escala de Dependência de Smartphone (EDS) e a um questionário sobre a percepção da duração de um estímulo temporal. O tempo médio de uso diário de smartphone foi de 7,095 +/- 2,98 horas. O estudo revelou que indivíduos com maior dependência de smartphones tendem a apresentar uma percepção dilatada da duração dos estímulos, ou seja, sentem que o tempo passa mais devagar em relação àqueles que utilizam o aparelho com menos frequência.

A pesquisa apontou uma correlação significativa entre a dependência do smartphone e a percepção de tempo (r = 0.282, p < 0.001). Além disso, foi observado que as mulheres apresentaram maiores níveis de dependência do que os homens (t = 2.567, p < 0.05). “Os resultados sugerem que quanto maior a dependência do aparelho de smartphone, maior a percepção de duração do tempo ou de que os estímulos são mais demorados (dilatação do tempo)”, explica Castellón.

O V Congresso Sul-Brasileiro de Cognição e o XIV Encontro Anual do IBNeC são reconhecidos por promoverem discussões de alto nível sobre as descobertas mais recentes nas áreas de neuropsicologia e comportamento. A Menção Honrosa concedida ao pesquisador da UFPE reafirma a qualidade e a relevância dos estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Neurociência Cognitiva da instituição.

Date of last modification: 24/10/2024, 14:25

Web Content Display Web Content Display

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Web Content Display Web Content Display

Diretor
Rogério Fabianne Saucedo Corrêa
Vice-diretor
Leon Victor de Queiroz Barbosa
Coordenador Administrativo
Naéliton Souza Pinho
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8260
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-7348
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Web Content Display Web Content Display