O evento começa às 9h e será realizado na Sala C14 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
O e-book “Pauperismo no século XXI: mediações civilizatórias e ampliação das desigualdades” (Editora UFPE) será lançado no dia 11 de setembro, com um debate com participação do professor Adilson Gennari, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e mediação da professora Ana Cristina Brito Arcoverde, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento começa às 9h e será realizado na Sala C14 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
Ana Arcoverde coordena o Observatório Luso-Brasileiro de Desigualdades e Políticas Públicas (ODEPP), que reúne pesquisadores da UFPE, da Universidade de Coimbra e da Unesp. O livro foi organizado por Ana Cristina Brito Arcoverde, líder do Arcus e Odepp; Helena Lúcia Augusto Chaves; líder do Gepps; e Adilson Gennari.
A obra reúne seis artigos que analisam criticamente a reprodução ampliada do pauperismo e das desigualdades no século XXI. Os organizadores da coletânea explicam: “Os textos relacionam essa temática à discussão sobre a funcionalidade do Estado na sociabilidade capitalista e ao enfrentamento de suas contradições por meio das políticas públicas sociais que ainda são insuficientes para possibilitar a construção de realidades civilizatórias na ordem do capital. Elementos da teoria do pauperismo em Marx iluminam o debate e apoiam as noções de pobreza na sua historicidade e o debate sobre as concepções normativas dos pauperismos absolutos e relativos”.
Segundo eles, “o cenário é o da realidade brasileira sob determinações econômicas, políticas, sociais e ideológicas, considerando as tendências neoliberais orientadas pelas forças de mercado e a posição subordinada ocupada pelo Brasil em relação ao centro dinâmico da economia capitalista ocidental. Nos capítulos da presente obra, é possível verificar o pauperismo renitente e a deterioração das condições de vida do povo brasileiro sob distintas mediações civilizatórias e contextos que não somente expressam a persistência das desigualdades, como também clamam por reflexões, proposições de superação e transformações dessa realidade”.
Mais informações
Professora Ana Arcoverde
ana.arcoverde@gmail.com
Professora Helena Chaves
helena.chaves@ufpe.br
Editora da UFPE
livraria.editora@ufpe.br
(81) 2126.8930