- UFPE/
- Institutional/
- Academics Centers/
- Campus Recife/
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)/
- Informes do CCS/
- Pesquisa sobre terapia vocal na disfonia comportamental busca voluntários
Navigation Navigation
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
- Diretoria
- Departamento de Ciências Farmacêuticas
- Departamento de Educação Física
- Departamento de Enfermagem
- Departamento de Fisioterapia
- Departamento de Fonoaudiologia
- Departamento de Nutrição
- Departamento de Terapia Ocupacional
- Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva
- Departamento de Prótese e Cirurgia Buco-Facial
- NATI - Núcleos de Apoio à Tecnologia da Informação (CCS)
- Comissão de Biossegurança - ComBIO
- Rede SUS Escola
- Coordenação de Infraestrutura, Finanças e Compras
- Coordenação Administrativa e de Pessoal
- Residências em Saúde
- Coordenação Setorial de Extensão
- Programas de Pós Graduação
- NEAP
- Biblioteca CCS
- SIS - Serviço Integrado de Saúde
- Comissão de Saúde Mental/CCS
Pesquisa sobre terapia vocal na disfonia comportamental busca voluntários
O estudo será realizado no Laboratório de Neurociência Aplicada (Lana) da UFPE, que fica no Campus Recife
A pesquisa “Efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua Associada à Terapia Vocal na Disfonia Comportamental: Estudo Clínico Randomizado”, desenvolvida na UFPE, está com inscrições abertas para voluntários. O perfil buscado é o seguinte: pessoas com alteração vocal, pessoas sem lesões ou doenças laríngeas, quem não faz uso da voz no canto, adultos de 18 a 59 anos (homens e mulheres).
A pesquisa, que tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE, é da mestranda Lívia Cavalcante, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação Humana, sob orientação e coorientação, respectivamente, das professoras Adriana de Oliveira Camargo Gomes e Kátia Monte-Silva. O objetivo do estudo é analisar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua, associada à terapia vocal na disfonia comportamental.
Os interessados podem observar as seguintes questões que compõem um instrumento de rastreio da disfonia: 1 - Sinto que tenho que fazer força para minha voz sair; 2 - Minha voz é rouca. Caso a resposta seja “sim” para uma ou ambas as perguntas, o voluntário pode entrar em contato para receber mais orientações e informações sobre a pesquisa por meio do telefone (81) 99843.0386. Também é possível se inscrever via formulário eletrônico. A pesquisa será realizada no Laboratório de Neurociência Aplicada (Lana) da UFPE, que fica no Campus Recife.
Entre benefícios para os participantes estão melhora na saúde vocal, acompanhamento fonoaudiológico durante o período da coleta, redução dos sintomas vocais da disfonia, orientação e conscientização vocal.
Mais informações
Lívia Cavalcante
livia.cavalcante@ufpe.br