Asset Publisher Asset Publisher

Back

UFPE inaugura Biotério de Experimentação, ampliando abrangência do Centro de Bioterismo

As instalações já estão em uso

Foi inaugurado, na manhã desta terça-feira (28), no Centro de Bioterismo (CEBIO), o Biotério de Experimentação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com essa nova infraestrutura, localizada no Campus Recife, o Cebio passa a cumprir o ciclo integral da pesquisa biomédica e pré-clínica, abrangendo tanto a criação de animais sob padrão sanitário SPF (livres de patógenos específicos) quanto a realização de experimentos em ambiente igualmente controlado. As instalações já estão em uso. 

“Mais que um equipamento científico, o novo espaço consolida uma rede de intercâmbio e colaboração entre instituições parceiras, ampliando a capacidade da UFPE de produzir conhecimento de ponta e contribuir para avanços na saúde, biotecnologia e educação científica”, disse o reitor Alfredo Gomes a respeito do novo espaço. “Com infraestrutura moderna e rigor ético, o Centro reforça o compromisso da Universidade com a ciência responsável, a inovação e a formação de novos pesquisadores”, completou.

“O Biotério de Experimentação é o espaço onde acontecem as etapas práticas de muitas pesquisas voltadas para a saúde humana e animal. É aqui que os pesquisadores testam, de forma controlada e ética, o que foi descoberto no laboratório, antes que isso chegue à sociedade”, explicou o coordenador do Cebio, Vinicius Vasconcelos, após a cerimônia.

Ele citou alguns exemplos de procedimentos feitos nesses locais: “Em um biotério de experimentação são realizados testes de novos medicamentos, avaliações de segurança de substâncias, estudos sobre o funcionamento de órgãos e sistemas do corpo, pesquisas sobre comportamento animal e ensaios que ajudam a entender doenças e desenvolver novas terapias. Esses estudos seguem normas rigorosas de bem-estar animal e biossegurança, e são etapas fundamentais para transformar descobertas científicas em benefícios reais, como vacinas, remédios e tratamentos”.

O Biotério de Experimentação da UFPE conta com quatro salas de manutenção de animais, três salas destinadas a estudos comportamentais, duas salas para procedimentos não invasivos e um bloco cirúrgico estruturado para a condução de diferentes tipos de estudos fisiológicos, farmacológicos, toxicológicos e comportamentais em ratos e camundongos. 

Antes da inauguração desta nova área, o Cebio, que é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), atuava na produção de animais de qualidade sanitária e genética para os demais biotérios da UFPE e outras Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) parceiras. Com a ampliação, a Universidade busca fortalecer a pesquisa biomédica no Nordeste e ampliar as possibilidades de parcerias com instituições públicas e privadas.

PRESENÇAS – Além do reitor Alfredo Gomes e do coordenador do Cebio, Vinicius Vasconcelos, também participaram da cerimônia de inauguração o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pedro Valadão Carelli; a diretora do Centro de Biociências (CB) da UFPE, Oliane Magalhães; o presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFPE, Sebastião Rogério de Freitas Silva; o professor emérito da UFPE Raul Manhães de Castro; o vice-diretor de Pesquisa do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) Pernambuco, Manoel Sebastião da Costa Lima Junior; e o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Propegi) da Universidade de Pernambuco (UPE), Bruno de Melo Carvalho.

Mais informações
Centro de Bioterismo
(81) 2126-8839

cebio.propesqi@ufpe.br

*Foto de Lucas Emanuel

Date of last modification: 30/10/2025, 10:49

Web Content Display Web Content Display

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Web Content Display Web Content Display