- UFPE/
- Institutional/
- Academics Centers/
- Campus Recife/
- Centro de Biociências (CB)/
- Informes do CB/
- UFPE inaugura Biotério de Experimentação, ampliando abrangência do Centro de Bioterismo
Navigation Navigation
- Departamento de Antibióticos
- Departamento de Anatomia Humana
- Departamento de Biofísica e Radiobiologia
- Departamento de Bioquímica
- Departamento de Botânica
- Departamento de Fisiologia e Farmacologia
- Departamento de Genética
- Departamento de Histologia e Embriologia
- Departamento de Micologia
- Departamento de Zoologia
- Ecoplan
- Coordenação Setorial de Extensão CB
- UFP Herbarium
- Herbário URM
- Laboratório de Mastozoologia (CB)
- Lab Multiusuário de Micologia Médica Sylvio Campos
Asset Publisher Asset Publisher
UFPE inaugura Biotério de Experimentação, ampliando abrangência do Centro de Bioterismo
As instalações já estão em uso
Foi inaugurado, na manhã desta terça-feira (28), no Centro de Bioterismo (CEBIO), o Biotério de Experimentação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com essa nova infraestrutura, localizada no Campus Recife, o Cebio passa a cumprir o ciclo integral da pesquisa biomédica e pré-clínica, abrangendo tanto a criação de animais sob padrão sanitário SPF (livres de patógenos específicos) quanto a realização de experimentos em ambiente igualmente controlado. As instalações já estão em uso.
“Mais que um equipamento científico, o novo espaço consolida uma rede de intercâmbio e colaboração entre instituições parceiras, ampliando a capacidade da UFPE de produzir conhecimento de ponta e contribuir para avanços na saúde, biotecnologia e educação científica”, disse o reitor Alfredo Gomes a respeito do novo espaço. “Com infraestrutura moderna e rigor ético, o Centro reforça o compromisso da Universidade com a ciência responsável, a inovação e a formação de novos pesquisadores”, completou.
“O Biotério de Experimentação é o espaço onde acontecem as etapas práticas de muitas pesquisas voltadas para a saúde humana e animal. É aqui que os pesquisadores testam, de forma controlada e ética, o que foi descoberto no laboratório, antes que isso chegue à sociedade”, explicou o coordenador do Cebio, Vinicius Vasconcelos, após a cerimônia.
Ele citou alguns exemplos de procedimentos feitos nesses locais: “Em um biotério de experimentação são realizados testes de novos medicamentos, avaliações de segurança de substâncias, estudos sobre o funcionamento de órgãos e sistemas do corpo, pesquisas sobre comportamento animal e ensaios que ajudam a entender doenças e desenvolver novas terapias. Esses estudos seguem normas rigorosas de bem-estar animal e biossegurança, e são etapas fundamentais para transformar descobertas científicas em benefícios reais, como vacinas, remédios e tratamentos”.
O Biotério de Experimentação da UFPE conta com quatro salas de manutenção de animais, três salas destinadas a estudos comportamentais, duas salas para procedimentos não invasivos e um bloco cirúrgico estruturado para a condução de diferentes tipos de estudos fisiológicos, farmacológicos, toxicológicos e comportamentais em ratos e camundongos.
Antes da inauguração desta nova área, o Cebio, que é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), atuava na produção de animais de qualidade sanitária e genética para os demais biotérios da UFPE e outras Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) parceiras. Com a ampliação, a Universidade busca fortalecer a pesquisa biomédica no Nordeste e ampliar as possibilidades de parcerias com instituições públicas e privadas.
PRESENÇAS – Além do reitor Alfredo Gomes e do coordenador do Cebio, Vinicius Vasconcelos, também participaram da cerimônia de inauguração o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pedro Valadão Carelli; a diretora do Centro de Biociências (CB) da UFPE, Oliane Magalhães; o presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFPE, Sebastião Rogério de Freitas Silva; o professor emérito da UFPE Raul Manhães de Castro; o vice-diretor de Pesquisa do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) Pernambuco, Manoel Sebastião da Costa Lima Junior; e o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Propegi) da Universidade de Pernambuco (UPE), Bruno de Melo Carvalho.
Mais informações
Centro de Bioterismo
(81) 2126-8839
cebio.propesqi@ufpe.br
*Foto de Lucas Emanuel
Web Content Display Web Content Display
Web Content Display Web Content Display
Av. Professor Moraes Rego, S/N - Cidade Universitária, Recife - PE
CEP: 50670-420