- UFPE/
- Institutional/
- Academics Centers/
- Campus Recife/
- Centro de Biociências (CB)/
- Informes do CB/
- Bioinformática é tema central de ciclo de palestras
Navigation Navigation
- Departamento de Antibióticos
- Departamento de Anatomia Humana
- Departamento de Biofísica e Radiobiologia
- Departamento de Bioquímica
- Departamento de Botânica
- Departamento de Fisiologia e Farmacologia
- Departamento de Genética
- Departamento de Histologia e Embriologia
- Departamento de Micologia
- Departamento de Zoologia
- Ecoplan
- Coordenação Setorial de Extensão CB
- UFP Herbarium
- Herbário URM
- Laboratório de Mastozoologia (CB)
- Lab Multiusuário de Micologia Médica Sylvio Campos
Asset Publisher Asset Publisher
Bioinformática é tema central de ciclo de palestras
Pesquisadores de diferentes instituições e áreas de atuação participaram do encontro

Arte com foto de Lucas Emanuel/UFPE
A Bioinformática é tema central do ciclo de palestras “Bioinformática em Ação: Casos Reais e Soluções Computacionais”, realizado hoje (29) no auditório do Centro de Biociências (CB) da UFPE, no Campus Recife, e que também contou com transmissão no canal da UFPE no YouTube. O evento, com programação em formato híbrido nos turnos da manhã e tarde, marcou o encerramento de um curso sobre Bioinformática, iniciado na última segunda-feira (25).
Pesquisadores de diferentes instituições e áreas de atuação participaram do encontro, abordando aplicações práticas da Bioinformática em contextos acadêmicos, industriais e sociais. Segundo o professor Valdir Balbino, do Departamento de Genética e coordenador do Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (Labbe) da UFPE, responsável pelo evento, a Bioinformática está presente no dia a dia da sociedade. “A gente está à disposição para ajudar no que for possível para fazer com que essa área se difunda e que assuma a [sua] importância. E que a Universidade possa assumir protagonismo também nessa área de conhecimento”, disse ele, durante a cerimônia de abertura.
O evento incluiu palestras técnicas e experiências aplicadas. Destacam-se temas como imunoinformática, genômica, automação de pipelines, resistência antimicrobiana e integração multiômica na medicina de precisão.
“A discussão de uma temática como essa é absolutamente essencial, não apenas do ponto de vista científico, do ponto de vista acadêmico, também do ponto de vista tecnológico, mas nós imaginamos as implicações que isso tem para a vida cotidiana das pessoas. Então, mexe com uma série de informações, de dados que refletem, portanto, do outro lado, a futura aplicação”, afirmou o reitor Alfredo Gomes, na abertura do encontro.
A mesa de abertura do evento teve a participação do reitor Alfredo Gomes; do professor Valdir Balbino, que também é coordenador de Projetos e Avaliação da Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi); da diretora do CB, Oliane Magalhães; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, Marcos Morais Jr. O ciclo de palestras é uma realização do Labbe-UFPE, com apoio da MGI Tech e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPE.
CURSO - O Curso de Bioinformática Aplicada à Interpretação de Dados NGS, encerrado hoje (29) com o ciclo de palestras, apresentou fundamentos teóricos e práticos da bioinformática aplicada à análise e à interpretação de dados gerados por tecnologias de sequenciamento de nova geração (Next-Generation Sequencing – NGS). Foram abordados os principais métodos computacionais utilizados no processamento, alinhamento, montagem, anotação e interpretação de dados genômicos e transcriptômicos, com ênfase em aplicações na pesquisa biomédica, biotecnologia e ciências ambientais. A programação incluiu aulas expositivas, exercícios práticos e demonstrações em ambiente computacional, utilizando ferramentas amplamente empregadas em projetos reais.
Web Content Display Web Content Display
Web Content Display Web Content Display
Av. Professor Moraes Rego, S/N - Cidade Universitária, Recife - PE
CEP: 50670-420