Centro Acadêmico do Sertão (CAS)

Web Content Display Web Content Display

A Universidade Federal de Pernambuco inaugurou um novo campus no Sertão, em Sertânia, com investimento federal de R$ 60 milhões. É a primeira vez que cursos como Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente são ofertados pela UFPE!

Ao todo, são seis cursos e 2.800 vagas ao longo de cinco anos. A expectativa é transformar a realidade local com ensino de qualidade, geração de empregos e oportunidades para que estudantes possam construir o futuro sem sair do sertão

As aulas começaram já no segundo semestre de 2025, com professores e técnicos sendo contratados entre 2025 e 2027. Uma nova era de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional vem aí!

Web Content Display Web Content Display

Nested Portlets Nested Portlets

Asset Publisher Asset Publisher

Back

UFPE atualiza vagas, pesos e notas mínimas para o Processo Seletivo Sisu 2026

A Universidade vai ofertar 7.477 vagas em 105 cursos de graduação presenciais, no Recife, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Sertânia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai ofertar 7.477 vagas em 105 cursos de graduação presenciais no Processo Seletivo UFPE Sisu 2026, distribuídas nas unidades acadêmicas do Recife, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Sertânia, conforme atualização publicada no Boletim Oficial da UFPE nº 218, divulgado nesta terça-feira (2). As vagas, bem como os pesos e as notas mínimas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que serão considerados no processo seletivo, foram definidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na reunião realizada em 19 de novembro, com o objetivo de organizar a seleção dos futuros estudantes da Universidade.

A resolução publicada concentra a distribuição das vagas entre a primeira e a segunda entradas de cada curso, garantindo transparência sobre o quantitativo de estudantes que ingressarão em cada semestre letivo de 2026. Além disso, o documento detalha as notas mínimas exigidas e os pesos aplicados às cinco notas do Enem: Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada curso da UFPE adota uma combinação específica desses parâmetros, de acordo com a formação acadêmica e o perfil desejado para os ingressantes.

A Universidade também reafirma o cumprimento da Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas) e as alterações promovidas pela Lei 14.723, de 2023. Assim, 50% das vagas de todos os cursos serão destinadas a estudantes que tenham feito integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com subdivisões para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme percentuais previstos na legislação. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgará, em breve, a quantidade de vagas reservadas por curso na página oficial do Processo Seletivo UFPE Sisu.

Alguns cursos de graduação da UFPE não participam do Sisu, por adotarem etapas específicas de seleção devido à natureza da formação. É o caso de Música/Canto (bacharelado), Música/Instrumento (bacharelado), Música (licenciatura), Dança (licenciatura), Intercultural Indígena (licenciatura) e Letras/Libras (licenciatura), cujos ingressos se dão por vestibular próprio.

As resoluções completas, com o detalhamento de vagas, pesos e notas mínimas por curso, podem ser consultadas no Boletim Oficial da UFPE nº 218, publicado no dia 02 de dezembro (leia aqui).

Date of last modification: 08/12/2025, 14:21

Web Content Display Web Content Display

Web Content Display Web Content Display

Web Content Display Web Content Display