Asset Publisher Asset Publisher

Back

Jornal do Commercio- Estudante pernambucano conquista nota mil na redação do Enem 2025

Estudante pernambucano conquista nota mil na redação do Enem 2025

Enem e Educação 

Página 24

Estudante pernambucano conquista nota mil na redação do Enem 2025

Em meio à forte repercussão sobre os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, começam a ganhar espaço também os relatos de comemoração com a divulgação das primeiras notas máximas na redação.

Os resultados foram liberados na madrugada desta sexta-feira (16). Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou o número total de notas mil da edição de 2025.

No ano passado, em 2024, apenas 12 candidatos atingiram a nota máxima nesse quesito. Entre eles, estava a pernambucana Camila Ellen Gonzaga, do município de Belo Jardim, no Agreste do estado.

Agora, Pernambuco volta a figurar entre os destaques. O estudante Wellington Ribeiro, de 19 anos, comemora a conquista da nota mil. Natural do município de Barreiros, na Mata Sul do estado, ele mora atualmente no Recife, onde cursou o Ensino Médio. Nesta edição, o tema da redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Segundo Wellington, a estratégia adotada na construção do texto foi determinante para o bom desempenho.

“Acredito que o que abrilhantou os olhos dos corretores foi a minha introdução, com o poema da escritora Clarice Lispector, chamado Feliz Aniversário. Depois, abordei duas vertentes, fiz críticas ao governo e trouxe alguns pontos históricos, como a Lei do Sexagenário, que excluiu e diminuiu as perspectivas acerca do envelhecimento dos escravizados no Brasil”, disse o estudante, que foi aluno do Colégio GGE e do curso Fernanda Pessoa, em entrevista à coluna Enem e Educação.

Sobre o desempenho nas demais áreas do exame, Wellington Ribeiro avaliou que as notas foram compatíveis com o que ele esperava. O estudante pretende ingressar na Faculdade de Direito do Recife.

“Meu TRI foi muito bom. As minhas notas, no geral, foram bem coerentes com o que eu imaginava, algumas até maiores do que eu achei. E, como meu objetivo é passar em Direito, na UFPE, acredito que ele será alcançado”, afirmou.

Date of last modification: 19/01/2026, 11:06