- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- UFPE na Mídia/
- Folha de Pernambuco- Erik Simões quer levar sua experiência em conciliação ao TRE-PE
Asset Publisher Asset Publisher
Folha de Pernambuco- Erik Simões quer levar sua experiência em conciliação ao TRE-PE
Erik Simões quer levar sua experiência em conciliação ao TRE-PE
Política
Página 04

Erik Simões quer levar sua experiência em conciliação ao TRE-PE
Trajetória
Erik Simões esteve à frente da Coordenação Geral da Conciliação do TJPE (Nupemec) desde maio de 2016, além de ter presidido o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), que reúne os 27 tribunais de Justiça do país, função da qual se afastou recentemente. Ao relembrar sua atuação no Nupemec, o magistrado ressaltou os avanços estruturais promovidos ao longo da última década. “Quando assumimos, havia cerca de 30 unidades de conciliação em todo o estado. Hoje, são aproximadamente 140 unidades espalhadas por Pernambuco, funcionando como portas abertas para que a população resolva seus conflitos de forma pré-processual”, destacou.
Segundo o desembargador, a experiência acumulada na mediação de conflitos será levada também para a Corte eleitoral. “A gente até sabe que quando tem uma eleição, tem aquelas brigas, depois com uma parte ganha ou não, é normal que os ânimos se enfraqueçam, então vamos tentar resolver esse processo por meio da conciliação”, pontuou.
Erik de Sousa Dantas Simões é desembargador do TJPE desde junho de 2012, bacharel em Direito pela UFPE, fez seu Curso de Preparação à Magistratura na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e atuou como membro do Ministério Público de Pernambuco (1992-2012). Ao final da visita, o desembargador recebeu das mãos de Eduardo de Queiroz Monteiro um exemplar do livro “Usina Cucaú: O Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável”, lançado em setembro de 2024. A obra retrata a trajetória de uma das maiores geradoras de emprego e renda de Pernambuco.