Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Workshop Esqueletos Urbanos discute uma Arquitetura sustentável e democrática
Asset Publisher Asset Publisher
Workshop Esqueletos Urbanos discute uma Arquitetura sustentável e democrática
Durante a abertura do evento, foi assinado acordo de cooperação acadêmica que prevê intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, entre outras ações
Desenvolver soluções de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo de modo sustentável e democrático para a área central do Recife é um dos motes do Workshop Esqueletos Urbanos, iniciado ontem (29) no Auditório Evaldo Coutinho, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco, no Campus Recife. A cerimônia de abertura reuniu representantes da UFPE; da École Nationale Supérieure d'Architecture et de Paysage de Bordeaux (França) - ENSAPBx - Laboratoire Pave; do Consulat Général de France à Recife; do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE); do Recentro/Prefeitura do Recife; e do Massapê.
O workshop internacional comemora os 200 anos dos laços França-Brasil e os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UFPE. “É uma longa história de parceria que o Brasil tem com a França, e, nesse momento especial, nós estamos só fazendo o fortalecimento dessas alianças, dessas parcerias e cooperações. É muito importante que isso se dê sobre uma temática tão relevante e tão necessária, que é a questão das preocupações que temos com as cidades”, destacou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.
O professor Ênio Laprovitera, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, coordenou a mesa de abertura. Segundo ele, o workshop comporta quatro simbologias: a Temporada França-Brasil 2025, celebrando 200 anos de relações diplomáticas, de cooperação cultural e científica e de amizade entre os dois países; os 50 anos do MDU-UFPE, que trouxe uma nova natureza do saber urbanístico sobre as cidades, em aspectos como o futuro e a expansão desses territórios; o convênio entre UFPE (por meio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo) e ENSAPBx; e a disciplina do MDU-UFPE que se apresenta em formato deste workshop.
Durante a abertura, a UFPE e a ENSAPBx assinaram acordo de cooperação acadêmica que prevê intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores; intercâmbio de informações e de publicações acadêmicas; desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos; desenvolvimento de programas de ensino e extensão conjuntos; promoção de palestras e simpósios; e cotutela de tese. O documento, válido por cinco anos com possibilidade de renovação, foi assinado pelo reitor Alfredo Gomes e por Kent Fitzsimons (representando o diretor da ENSAPBx, Fabien Ansel). Assinaram como testemunhas o professor Pascal Machado (Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE) e a professora Caroline Mazel (ENSAPBx).
Com o tema “Um futuro durável e equitativo para o centro do Recife: habitat, cidade, Arquitetura”, o workshop acontece por meio de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. Nesta ação, será desenvolvida uma reflexão e feitas propostas para a transformação da quadra na qual se situa a Praça do Sebo, no bairro de Santo Antônio, no Recife.
“O primeiro argumento que a gente utiliza é a questão da cidade sustentável. Em vez de partir para o sistema tradicional da demolição e reconstrução, aproveitar as estruturas existentes vai diminuir as incidências ambientais. Então, isso já é um princípio sustentável. E, depois, a outra ideia é que, trazendo a população para morar no centro da cidade, a gente cria uma nova dinâmica na cidade. E são os principais eixos de desenvolvimento que os alunos vão fazer no trabalho que eles vão propor”, explicou o professor Pascal Machado, um dos organizadores do evento e responsável pelo acordo de cooperação acadêmica entre UFPE e ENSAPBx.
A diretora do Recentro, Ana Paula Vilaça, considerou positiva a escolha do centro do Recife como território de estudo. “Tudo que foi dito aqui, pelos que tiveram a fala, sobre inclusão, sustentabilidade, ressignificação, memória, identidade, tudo isso se aplica à área central. E esse é um desafio que precisa ser enfrentado por todos, pelo poder público, pela academia, pela iniciativa privada e pelo cidadão. Então, isso é uma missão urgente e necessária, e somente com a união de esforços, do conhecimento, a gente vai conseguir, de fato, transformar essa realidade”, disse.
O Workshop Esqueletos Urbanos acontece até o dia 4 de novembro. Neste período, serão feitas visitas de avaliação, com professores e alunos do Brasil e da França, para depois desenvolver soluções de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo que integrem a reocupação daquela área da cidade com propostas de moradia, na ideia de um morar contemporâneo sustentável. Adota-se o partido ecológico, de intervenção no existente, com reaproveitamento de estruturas existentes, diminuindo os impactos das habituais demolições completas. A programação inclui ainda atividades no Casarão Apolo 235, localizado na Rua do Apolo, nº 235, na área central do Recife, com participantes do Brasil e da França.
Além disso, no mês de novembro, serão realizadas palestras itinerantes com Guy Tapie, professor emérito da École Nationale Supérieure d'Architecture et de Paysage de Bordeaux. As palestras acontecem no CAU/PE (Recife), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As datas e horários podem ser conferidos no perfil no Instagram do Laboratório de Maquetes e Prototipagem (Labmaq), vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE.
O workshop é promovido por: Consulat Général de France à Recife, Institut Français, UFPE, MDU-UFPE, ENSAPBx - Laboratoire Pave; CAU/PE; Senac-PE, Adufe-PE, UFPB, UFRN, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Recentro.
Equipe do Recife (Brasil)/Equipe pedagógica e científica DAU - UFPE: Dayse Luckwü Martins; Ênio Laprovitera da Motta; Joelmir Marques da Silva; José de Souza Brandão Neto; Pascal Machado.
Equipe de Bordeaux (França)/Equipe pedagógica e científica ENSAPBx - Pave: Caroline Mazel; Fanny Gerbeaud; Guy Tapie; Kent Fitzsimons.
*Foto de Luisa Sobral / Ascom UFPE