Asset Publisher Asset Publisher

Back

Universidade colabora com Governo de Pernambuco para melhoria na proteção de dados da população

A iniciativa contribuirá com a segurança dos dados da população e a ampliação da disponibilidade de serviços eletrônicos essenciais

O projeto "Combate às Ameaças Cibernéticas", liderado pelo professor Paulo Romero Martins Maciel, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi selecionado na 14ª rodada do Programa Cientista Arretado da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE). Com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), a proposta busca aprimorar a forma como o programa de Governo Digital de Pernambuco, que integra as iniciativas do Estado em governança digital, lida com a segurança da informação. O resultado final da aprovação no edital foi divulgado pela Facepe no último dia 5.

O projeto propõe a estruturação de um modelo integrado de inteligência, resposta e governança. Isso significa estabelecer um sistema de direção, controle e monitoramento que não apenas reaja a invasões, mas também antecipa riscos e eleva a maturidade digital do Estado. Segundo o professor Paulo Maciel, o objetivo é que Pernambuco tenha uma infraestrutura de segurança cibernética que torne os serviços públicos mais resilientes e seguros. Nos doze meses de duração previstos, são esperadas contribuições para a proteção dos dados da população, a ampliação da disponibilidade de serviços eletrônicos essenciais e o fortalecimento da confiança da sociedade na administração pública.

O Programa Cientista Arretado promove a introdução e aplicação de conhecimentos técnicos e científicos em áreas estratégicas do Estado de Pernambuco, incentivando a inovação, a disseminação e a transferência de tecnologia liderada por pesquisadores sêniores. Paulo Maciel considera que “a aprovação no edital da Facepe reforça o CIn como parceiro estratégico do poder público, com capacidade técnica e científica para cocriar e executar soluções aplicadas aos desafios reais do Estado. Além disso, evidencia a integração da pesquisa de ponta às demandas governamentais para fortalecer a segurança e a confiabilidade dos serviços digitais oferecidos à população”.

A equipe é composta por especialistas do CIn e de outras instituições do estado. Além de Paulo Maciel, Nelson Rosa e Jamilson Dantas são docentes do CIn que também participam do projeto. O professor une-se agora aos professores Adiel Filho, Cleber Zanchettin e Paulo Salgado, também pesquisadores do CIn e líderes de projetos estratégicos aprovados em rodadas anteriores do Programa Cientista Arretado ao longo de 2025. Juntas, essas quatro frentes de trabalho destacam o Centro de Informática como um braço tecnológico de Pernambuco. A atuação do CIn abrange desde uma plataforma corporativa flexível e avançada com uso de Inteligência Artificial, juntamente à Diretoria de Tecnologia para Informações Corporativas, até o desenvolvimento de soluções para segurança pública, junto à Polícia Civil, e para a gestão, análise e segurança de dados, com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE) e a Secti-PE.

Date of last modification: 09/01/2026, 16:22