Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- UFPE sedia 33ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências em Recife
Asset Publisher Asset Publisher
UFPE sedia 33ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências em Recife
O encontro reúne pesquisadores de Pernambuco, de outras regiões do Brasil e do exterior, promovendo o diálogo científico e o intercâmbio de ideias

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza sua 33ª Sessão Ordinária, hoje e amanhã (dias 11 e 12), no auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg), no Campus Recife da UFPE. A cerimônia de abertura do encontro foi realizada na manhã desta quinta-feira (11) e contou com a presença do reitor Alfredo Gomes; do vice-presidente da ABC, Jailson Bittencourt; e do acadêmico Alcides Nóbrega Sial, coordenador da Sessão em Recife.
Também compuseram a mesa de abertura a presidente da Facepe, Fernanda Pimentel; a vice-diretora do i-Litpeg, Dayanne Diniz; a diretora científica da Facepe, Flávia Lucena Frédou; e o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propeqi) da UFPE, Joaquim Martins.
Em sua fala, o reitor Alfredo Gomes destacou a relevância da Academia para o país: “A Academia reúne as melhores cabeças da ciência brasileira e pernambucana. Aqui se faz uma análise da conjuntura atual do desenvolvimento científico e se propõem pautas para que temas sejam estudados estruturalmente, para fortalecer a organização e o financiamento da ciência”, afirmou. “Tenho uma boa expectativa de que a ABC continuará se fortalecendo em defesa da ciência nacional e da soberania do país, que passa necessariamente pelo desenvolvimento científico e tecnológico e também pelas universidades. Fazer isso é importante porque não existe outro caminho para nos posicionarmos globalmente que não passe pela ciência, pela tecnologia e pela formação qualificada”, completou o reitor Alfredo Gomes.
Coordenador da Sessão em Recife, Alcides Nóbrega Sial ressaltou o espaço dado a diferentes perfis de pesquisadores: “Além de convidar pessoas muito conhecidas nacional e internacionalmente, nós tentamos colocar recém-doutores também e incluímos um pós-graduando para que tenham a oportunidade de apresentar aquilo que estão fazendo. A gente sabe da importância do pós-graduando e do recém-doutor para o desenvolvimento científico no mundo”.
A 33ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências em Recife reúne pesquisadores de Pernambuco, de outras regiões do Brasil e do exterior, promovendo o diálogo científico e o intercâmbio de ideias em diversas áreas do conhecimento. A programação segue até esta sexta-feira (12), com debates sobre temas atuais e estratégicos para a ciência brasileira.
Este ano, a Sessão Ordinária foi precedida pelo Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC da Regional Nordeste e Espírito Santo (2025–2029), realizado ontem (quarta, 10), no auditório do i-Litpeg. Durante o simpósio, os novos membros afiliados puderam apresentar suas pesquisas e receberem seus diplomas, marcando a entrada deles na ABC para um mandato de cinco anos.
*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE