Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- UFPE realiza recuperação estrutural nos Niates do CFCH e CTG
Asset Publisher Asset Publisher
UFPE realiza recuperação estrutural nos Niates do CFCH e CTG
As ações contemplaram tanto melhorias gerais quanto a resolução de problemas específicos em cada unidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou recentemente uma série de serviços de manutenção e adequação nos Núcleos Integrados de Atividades de Ensino (Niates) que atendem os Centros de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Educação (CE) e Artes e Comunicação (CAC); e de Tecnologia e Geociências (CTG), Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e Informática (CIn). As intervenções tiveram como objetivo solucionar problemas de infraestrutura, eliminar riscos de salubridade, reequipar os laboratórios de ensino e garantir condições adequadas ao desenvolvimento das atividades acadêmicas antes do início do semestre letivo.
As ações contemplaram tanto melhorias gerais quanto a resolução de problemas específicos em cada unidade. Em todos os prédios, foram realizadas limpeza e organização dos espaços, além da manutenção dos jardins internos. A torre central do complexo passou por revitalização, com serviços de pintura que renovaram a aparência do local. Equipamentos de informática novos foram adquiridos e estão sendo instalados.
De acordo com o vice-reitor Moacyr Araújo, que acompanhou as ações, “os Niates são estruturas fundamentais para o Ensino na UFPE, por onde passam cerca de 21 mil alunos de graduação; e por isso mesmo, apesar das dificuldades orçamentárias atuais, devem receber uma atenção especial. O mesmo procedimento será realizado agora com nosso terceiro Niate, que atende os Centro de Biociências (CB), Ciências da Saúde (CCS), e Ciências Médicas (CCM)”.
Segundo a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPE, a atuação coordenada entre a gestão da infraestrutura e a empresa executora foi determinante para o avanço das melhorias. Os serviços representam uma resposta a demandas antigas e consolidam um ambiente mais seguro, salubre e adequado para discentes, docentes e técnicos. A recomendação é que seja mantido um regime contínuo de inspeções periódicas, a fim de identificar precocemente novas necessidades e garantir a preservação da qualidade dos espaços acadêmicos.