Asset Publisher Asset Publisher

Back

UFPE promove roda de diálogo com estudantes mães e fortalece debate sobre políticas de cuidado e permanência

O encontro trouxe relatos sobre os desafios de conciliar a maternidade com a vida acadêmica

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas (DAA), do Núcleo de Políticas da Mulher e da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), promoveu, na última sexta-feira (6), uma roda de diálogo e escuta com estudantes que são mães e necessitam de apoio institucional para permanecerem em seus cursos de graduação e pós-graduação. O encontro ocorreu à tarde, no Espaço de Pesquisa e Cultura das Relações Étnico-Raciais (Epcrer), localizado no segundo andar da Biblioteca Central (BC), no Campus Recife, com o objetivo de ouvir experiências, identificar demandas e dialogar sobre políticas de cuidado, assistência e direitos relacionados à maternidade no contexto universitário.

A atividade reuniu gestoras, gestores, docentes, técnicas e representantes do poder público, reafirmando o compromisso da UFPE com a promoção da equidade de gênero e do direito à permanência estudantil. Participaram do encontro o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo; a pró-reitora para Assuntos Estudantis, Cinthia Kalyne; a diretora de Ações Afirmativas, Amanda Gânimo; a secretária nacional da Juventude, Vitória Genuíno; acompanhada da vereadora do Recife, Jô Cavalcanti; a coordenadora do Núcleo de Políticas da Mulher da UFPE, Juliana Melo; a diretora de Alimentação e Nutrição da Proaes, Luciana de França; a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), Izabella Galera; a assistente social da Proaes, Luciana Menezes; e a técnica em assuntos educacionais do Núcleo da Mulher, Joene Crespo.

Durante o encontro, o vice-reitor Moacyr Araújo destacou a relevância institucional da Cuidoteca UFPE como política de cuidado e permanência. “O que está acontecendo com a Cuidoteca na UFPE é absolutamente necessário. Vamos montar um lugar muito especial, bonito, bem cuidado e para todos: nossas estudantes, servidoras, seus filhos. A UFPE vai ser uma referência no cuidado das nossas crianças”, afirmou.

A roda de escuta foi marcada por relatos das estudantes mães sobre os desafios cotidianos de conciliar a maternidade com a vida acadêmica, evidenciando que a universidade, historicamente, não foi estruturada para acolher as maternidades. O espaço foi dedicado ao acolhimento, à escuta qualificada e à construção coletiva de propostas voltadas à permanência estudantil com dignidade, considerando as múltiplas realidades vivenciadas pelas mulheres que maternam durante a trajetória acadêmica.

Entre os temas debatidos estiveram as políticas de assistência estudantil, os direitos das estudantes mães, as condições reais para a continuidade dos estudos e iniciativas institucionais em desenvolvimento, como a Cuidoteca UFPE, no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE) da Universidade, e a futura Sala de Lactação e Amamentação na Biblioteca Central. As ações integram um conjunto de estratégias voltadas ao cuidado, ao bem-estar infantil e ao reconhecimento das juventudes cuidadoras no ambiente universitário.

A secretária nacional da Juventude, Vitória Genuíno, ressaltou a importância da aproximação entre o Governo Federal e as universidades, destacando o caráter piloto da iniciativa. “A Secretaria Nacional da Juventude fica dentro da Secretaria-Geral da Presidência, acompanha os movimentos estudantis, acadêmicos e faz a interlocução com a política de cuidados. Quando recebi esse papel de liderar a secretaria, quis ir para o território brasileiro, e não fazer política de gabinete, para ver de perto o que é necessário, dialogar com a sociedade e articular políticas. A Cuidoteca é um projeto-piloto na UFPE e a Secretaria Nacional da Juventude quer entender como pode ajudar”, afirmou.

Direcionada prioritariamente às estudantes mães da UFPE, a roda de diálogo integra as ações institucionais de promoção da equidade de gênero, da inclusão e do direito à educação, reafirmando o compromisso da Universidade com a construção de um ambiente acadêmico mais justo, humano e sensível às diferentes realidades de sua comunidade acadêmica.

Seleção de Agentes de Cuidado 
A Cuidoteca está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas, os Agentes de Cuidado da Cuidoteca. Qualquer estudante regularmente matriculado em cursos de graduação e pós-graduação da UFPE pode se inscrever para participar do processo seletivo. As inscrições estão abertas até o dia 23 deste mês.

*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE

Date of last modification: 11/02/2026, 18:11