Asset Publisher Asset Publisher

Back

UFPE lamenta falecimento da professora Kátia Aparecida da Silva Aquino

Ela tinha 53 anos e atuava no ensino da Química no CAp

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, em especial, o Colégio de Aplicação (CAp) lamentam com pesar o falecimento da professora Kátia Aparecida da Silva Aquino, ocorrido no domingo (21). Velório e sepultamento ocorrem hoje (23), no Cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. Ela tinha 53 anos e atuava no ensino da Química no CAp.

Kátia Aquino tinha pós-doutorado em Educação Tecnológica, doutorado e mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares e licenciatura em Química. Foi colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (Proten) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiAmb). Ela participava ainda do grupo de pesquisa sobre efeitos da radiação gama em sistemas poliméricos, no Departamento de Energia Nuclear da UFPE, e liderava o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (Gepas), onde atuava em pesquisas sobre inovação e formação docente à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.

"Nós que fazemos o CAp/UFPE externamos nossos sinceros sentimentos para todos os familiares e amigos e agradecemos pelas inúmeras contribuições na Educação Básica e na formação superior e por sua paixão por ensinar" e "A comunidade do Colégio de Aplicação sente a partida dessa amiga e profissional ímpar. Vá em paz, amiga" foram algumas das mensagens divulgadas pelo CAp. 

Em respeito à memória da professora Kátia Aquino e em solidariedade à dor de familiares, colegas e estudantes, o Colégio de Aplicação não terá expediente administrativo e nem aulas no dia de hoje (22). As atividades serão retomadas na terça-feira (23).

Date of last modification: 22/09/2025, 16:15