Asset Publisher Asset Publisher

Back

UFPE aprova concessão de seis títulos honoríficos

Receberão os títulos o Mestre Peu, o professor Reinhard Bork e os docentes aposentados da UFPE Ana Cabral, Josefa Cavalcanti, Paulo Cunha e Tércio Bacelar

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (16), a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao mestre de capoeira e pescador Pedro Luis Soares da Silva (Mestre Peu) e ao professor emérito da Universidade de Hamburgo Reinhard Bork; e o de Professor Emérito aos docentes aposentados Ana Maria Santos Cabral (CB), Josefa Salete Barbosa Cavalcanti (CFCH), Paulo Roberto Freire Cunha (CIn) e Tércio Souto Bacelar (CCM).
 
O Doutor Honoris Causa é uma honraria destinada a personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento da Universidade, da região ou do país pela atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou cultura. Já o título de Professor Emérito é destinado a professores aposentados que tenham se destacado no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração universitária.
 
Doutor Honoris Causa
Pedro Luis Soares da Silva – Mestre Peu possui vasta experiência na área da capoeira, sendo responsável pela organização de 15 Marchas Anuais da Capoeira para Zumbi dos Palmares (incluindo a de 2025); mestre de referências pernambucanas no Brasil (Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba e outros) e no exterior (Suíça, França etc.). É membro fundador do Fórum da Capoeira do Recife-PE e membro do coletivo de salvaguarda da capoeira de Pernambuco. Atua em diferentes iniciativas como: projetos sociais, palestras, oficinas, aulas regulares, movimentos sociais, entre outros.
 
Reinhard Bork (Universidade de Hamburgo) – Possui relevante trajetória acadêmica nas áreas do direito privado, direito da insolvência e direito processual civil. Foi professor titular por mais de três décadas, formando gerações de juristas na Alemanha e no exterior. Possui expressiva produção intelectual, incluindo autoria ou organização de dezenas de livros, além de centenas de artigos, os quais constituem referências indispensáveis ao estudo do direito da insolvência e do processo civil. O professor possui papel de destaque no debate jurídico internacional, principalmente, aqueles relacionados às reformas legislativas na União Europeia, além de atuar como conferencista convidado em eventos de universidades ao redor do mundo, como Oxford, Cambridge, Viena e Lisboa, instituições asiáticas e latino-americanas (inclusive a Escola da Magistratura de Pernambuco). Além disso, recebeu prêmios como o Harry Westermann-Preis, Hamburger Lehrpreis, Wissenschaftspreis da ARGE Insolvenzrecht und Sanierung.
 
Professor Emérito
Ana Maria Santos Cabral – A professora destacou-se, principalmente, por suas contribuições à gestão universitária, dentre elas: Direção do Centro de Ciências Biológicas entre 1996 e 2004; Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), entre 2012 e 2015, conduzindo várias ações que permitiram a implementação de novos cursos de graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu), expansão da educação à distância, implantação do SiSU (2015), políticas de cotas, entre outras; Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (Proaes), a partir de 2015, coordenando políticas de criação e implementação da nova Política de Assistência Estudantil (PAE), fortalecimento do Núcleo de Apoio à Saúde do Estudante (NASE), ampliação do Programa Bolsa Permanência, concessão de auxílio-creche e apoio psicológico-psiquiátrico via Probem, Inauguração do Restaurante Universitário de Caruaru; expansão de ações extensionistas; Parceria internacional; Integração institucional na Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Sepec); Apoio ao fortalecimento da divulgação científica e formação docente, em colaboração com a Cecine e outras instâncias da UFPE.
 
Josefa Salete Barbosa Cavalcanti – Ao longo de seus 50 anos de atuação profissional, dos quais mais de 26 anos foram dedicados à UFPE, sua pesquisa concentrou-se em temas fundamentais das Ciências Sociais, notadamente os contextos rurais no âmbito da globalização, incluindo questões relativas à agricultura, alimentação, desenvolvimento, trabalho e meio ambiente. Sua produção científica sempre dialogou com uma rede extensa e diversa de pesquisadores, tanto no Brasil quanto no exterior. Sua atuação como professora visitante em diversas universidades internacionais – incluindo instituições de renome como University of Wisconsin-Madison, Cardiff University, Universität Hamburg, Université de Toulouse, entre outras – reforça a dimensão internacional de sua trajetória acadêmica. Aposentada em 06 de dezembro de 2019, no cargo de Professora Titular, a Professora Josefa Salete deixa um legado inestimável à UFPE, tanto em termos de produção intelectual quanto de formação de quadros docentes e discentes de alto nível.
 
Paulo Roberto Freire Cunha – Possui uma trajetória notável, com valiosas contribuições para a UFPE, Pernambuco e para o Brasil, sendo a concessão do título uma homenagem a um dos nomes mais relevantes da história da Computação no Brasil e figura central na consolidação do Centro de Informática como referência de excelência acadêmica e institucional. Além de sua atuação na UFPE, contribuiu também para a fundação do Cesar – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, atuando como Diretor-Presidente Adjunto na fase de implantação. E participou ainda da concepção e criação do Porto Digital, em ação coordenada pelo Governo do Estado de Pernambuco.
 
Tércio Souto Bacelar – Exerceu a atividade médica com ênfase em Cirurgia Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia, infecção, ascite, trauma e atividade mioelétrica, consolidando relevante produção científica nacional e internacional. É autor de diversos artigos científicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em congressos médicos, além de ter atuado como orientador e membro de bancas de mestrado e doutorado. A carreira docente do Professor Tércio foi pautada pela excelência acadêmica, pela retidão ética e pela postura humanística, sendo amplamente reconhecido por seus pares, discentes e residentes como exemplo de dedicação e compromisso com a medicina pública e com os valores universitários.
Date of last modification: 16/10/2025, 17:27