Asset Publisher Asset Publisher

Back

TVU exibe série sobre a memória do vídeo popular em Pernambuco

A série trata do papel do audiovisual nas lutas populares a partir de vídeos gravados entre 1980 e o início dos anos 2000

A TV Universitária estreia, na próxima segunda-feira (29), às 21h, a série de programas Imagem nas Mãos, que trata do papel do audiovisual nas lutas populares desde a redemocratização a partir de vídeos gravados entre 1980 e o início dos anos 2000. Realizada no Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Departamento de Comunicação Social (DCom) da UFPE, a série é composta por sete episódios de cerca de 50 minutos, nos quais são entrevistados representantes de organizações e produtoras de vídeo populares que tiveram seus filmes e registros videográficos digitalizados pelo Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco (AVPP): TV Viva, Produções do Tempo, Etapas Vídeo, MST, Grupo Mulher Maravilha e SOS Corpo, além do próprio AVPP. 

Acompanhando as entrevistas, são exibidos trechos de vídeos que, além da diversidade e riqueza de formatos, permitem conhecer melhor a história e atuação dessas entidades. Os episódios serão exibidos todas as segundas, no mesmo horário, sendo disponibilizados também nos canais do LIS e da TVU no YouTube.

A série Imagem nas Mãos foi produzida por estudantes do 7º período do curso de Jornalismo da UFPE, sob orientação da professora Yvana Fechine. Foram entrevistados Vinicius Andrade (AVPP), Lourdes Luna (cofundadora do grupo Mulher Maravilha), André Gerard (cofundador do Etapas Vídeo), a cineasta Luci Alcântada, que colaborou com o Etapas Vídeo, Rozana Maria (militante e educadora do MST), Luiz Lourenço (cofundador da Produções do Tempo), Lara Buitron (pesquisadora e comunicadora do SOS Corpo) e Edson Moraes (coordenador técnico da TV Viva). 

O nome da série homenageia o livro “A imagem nas mãos. O vídeo popular no Brasil” (Summus, 1989), de Luiz Fernando Santoro, que se tornou uma referência na abordagem do tema. A série foi gravada ao vivo, no estúdio do LIS, com direção de fotografia e imagens de Nildo Ferreira, direção de imagens de Alexandro Diniz, finalização de Beto Farias, áudio de Thiago Sabino e Felipe Peixoto, artes de Hugo Luna e supervisão técnica de Daniel Barlavento. A produção contou com a parceria do Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco.

Date of last modification: 26/09/2025, 18:36