Asset Publisher Asset Publisher

Back

Trilha resgata história dos baobás do Campus Recife

A atividade convidou os participantes a conhecerem de perto as histórias e significados ligados a essas árvores

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, na manhã desta sexta-feira (24), uma experiência imersiva que reuniu servidores, estudantes e demais pessoas interessadas em se aprofundar na história dos baobás do Campus Recife. A Trilha dos Baobás, que integra a programação do Mês do Servidor 2025, tratou de questões envolvendo conhecimento ambiental e valorização da memória institucional, convidando os participantes a conhecerem de perto as histórias e significados ligados a essas árvores presentes no dia a dia da universidade.

Um dos idealizadores da ação, Wagner Sousa, da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da UFPE, falou sobre a relevância de iniciativas como a Trilha: “Além de ser uma atividade que promove qualidade de vida para os servidores, o passeio também permite que as pessoas conheçam um pouco mais da história do Campus”.

A atividade teve como ponto de partida o baobá localizado nas imediações do Centro de Ciências Médicas (CCM). Durante o percurso, tanto Wagner como o doutor em Antropologia Fernando Batista, da Pró-Reitoria de Administração (Proad), realizaram diversas explicações sobre as plantas, como o plantio das árvores, sua história e simbologia.

Entre os participantes, estava a estudante de Ciências Biológicas da UFPE Ana Beatriz Cavalcante. Para ela, a Trilha proporciona uma nova forma de ver a universidade. "A UFPE é tão rica de espécies exóticas e espécies também naturais daqui que a gente, às vezes, perde isso. Então, eu achei a trilha muito interessante", disse a estudante.

A Trilha dos Baobás foi uma atividade promovida pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPE, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe).

*Foto de Kayky Felix / Ascom UFPE

Date of last modification: 24/10/2025, 16:50