Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Seminário Nações do Fronte discute colonialidade e presença indígena no Quebec e no Nordeste brasileiro
Asset Publisher Asset Publisher
Seminário Nações do Fronte discute colonialidade e presença indígena no Quebec e no Nordeste brasileiro
Será discutido como diferentes processos de colonização moldaram as formas de vida, resistência e territorialização dos povos indígenas em ambos os contextos
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sedia, no dia 2 de dezembro, às 14h, mais uma edição dos Seminários do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe). Com o tema “Nações do Fronte: Situação colonial, territorialização e presença indígena no Quebec (Canadá) e Nordeste brasileiro”, o evento ocorre no Auditório 1 do 13º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Campus Recife. A atividade será conduzida pela antropóloga Lara Erendira Almeida de Andrade, pesquisadora do Nepe, que retorna ao Brasil após período de pós-doutorado no Canadá. O seminário busca discutir, de forma comparativa, como diferentes processos de colonização moldaram as formas de vida, resistência e territorialização dos povos indígenas em ambos os contextos.
A proposta do encontro nasce da trajetória de 15 anos de pesquisa e atuação indigenista de Lara Erendira junto aos povos indígenas do Nordeste brasileiro. A partir dessa experiência, a pesquisadora realizou pós-doutorado no Réseau Dialog - Rede de Pesquisa e Conhecimentos Relativos aos Povos Indígenas, mergulhando na realidade das Nações Autóctones do Quebec. Durante sua estadia no Canadá, ela acompanhou iniciativas comunitárias, políticas e culturais que evidenciam outros modos de colonização, convivência e resistência indígena, distintos daqueles observados no cenário brasileiro.
De volta ao país, Lara propõe uma tarde de diálogo, reflexão e partilha, apresentando os paralelos que identificou entre as realidades do Quebec e do Nordeste brasileiro. O seminário pretende oferecer novas perspectivas para compreender a territorialização indígena, os efeitos da colonialidade e as estratégias de sobrevivência e afirmação cultural desenvolvidas por diferentes povos ao longo das últimas décadas.
O evento é recomendado para estudantes, pesquisadores, indigenistas, docentes e demais interessados nas temáticas dos povos indígenas, antropologia e estudos coloniais. Como preparação para o debate, os participantes são convidados a realizar a leitura prévia do capítulo “Comércio de Peles”, presente no livro “A Europa e os povos sem história”, de Eric Wolf, que aborda as dinâmicas coloniais e econômicas que impactaram diversas sociedades indígenas.
Sobre a palestrante
Lara Erendira Almeida de Andrade é doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE, pesquisadora do Nepe e indigenista com duas décadas de dedicação ao estudo e à defesa dos povos indígenas do Nordeste. Além de sua atuação acadêmica, tem contribuído para a formulação de políticas e debates públicos sobre indigenismo no Brasil. Seu pós-doutorado na Réseau Dialog ampliou sua inserção internacional e aprofundou sua análise comparativa sobre processos coloniais nas Américas.
O seminário é aberto ao público e não requer inscrição prévia. A UFPE convida a comunidade acadêmica e externa a participar desse momento de troca e reflexão sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas populações indígenas em diferentes territórios.