Asset Publisher Asset Publisher

Back

Projeto de extensão vence dois prêmios do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco

A iniciativa buscou promover a sustentabilidade e a resiliência ambiental e social no Conjunto Habitacional Ruy Frazão (CHRF) no Recife

O projeto extensionista participativo de apoio à horta comunitária do Conjunto Habitacional Ruy Frazão (Recife-PE) foi contemplado com dois prêmios no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE). A iniciativa ganhou a primeira colocação na categoria “Prêmio docente – práticas inovadoras” da Premiação Acadêmica 2025 (Edital 001/2025 CAU/PE) e a primeira colocação da oficina pernambucana de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) (Edital 003/2025 CAU/PE). O projeto é coordenado pelo professor Fábio Mosaner, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. A premiação aconteceu no dia 3 de fevereiro.

Realizado entre 2024 e 2025, o projeto foi desenvolvido como prática de ensino com vistas à sustentabilidade e à resiliência ambiental e social do Conjunto Habitacional Ruy Frazão (CHRF), na cidade do Recife. Os objetivos foram aprimorar a formação de estudantes de graduação e pós-graduação na atuação em habitação de interesse social e direito à cidade e contribuir para a resiliência e sustentabilidade do conjunto habitacional. Para isso, foram promovidas oficinas participativas junto à comunidade de moradores, tanto no levantamento de necessidades e demandas como no processo decisório do projeto. Com base nas demandas levantadas, foram definidas prioridades de ações, como oficinas de formação, geração de renda, planejamento da horta comunitária e demais atividades para dar apoio à sua execução (plantio, cercamento, pintura de muros e cercas).

O projeto foi destacado para a área contígua à horta comunitária, gerida pelo coletivo de moradoras e moradores “Ruy Frazão Sustentável”, provendo o espaço de bancos, mesas e pequena estrutura coberta para abrigar uma biblioteca comunitária. O local fica junto à horta em área sombreada pelas únicas árvores existentes no conjunto. Entre as estratégias, estão a realização de oficinas de planejamento da horta, apresentação de desenhos de estudos preliminares e maquete interativa como estratégia didático-pedagógica de projeto. A maquete foi desenvolvida por alunos de graduação, que participaram de todo o processo.

Com base no processo participativo e na metodologia desenvolvida, o projeto básico da praça de apoio à horta foi apresentado para a Secretaria Inovação Urbana da Prefeitura do Recife, pré-aprovado e encontra-se em fase de orçamentação, com alta probabilidade de execução.

A iniciativa foi realizada em articulação com diversas entidades, mas principalmente com o coletivo de moradoras e moradores “Ruy Frazão Sustentável”, que está à frente da horta comunitária. O projeto foi conduzido no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE com o grupo de pesquisa e laboratório Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem (Ciapa).

Date of last modification: 11/02/2026, 17:14