Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Profissional do HC vai realizar treinamento e criar programa de reanimação neonatal em Angola
Asset Publisher Asset Publisher
Profissional do HC vai realizar treinamento e criar programa de reanimação neonatal em Angola
Capacitação dirigida a mais de 100 profissionais vai instituir um programa de formação a ser tocado por profissionais angolanos

Mais de 100 profissionais da área de saúde em Angola serão treinados pelo médico neonatologista do Hospital das Clínicas da UFPE, José Henrique Moura, que ministrará o treinamento de reanimação e transporte neonatal, ao lado de outros 11 brasileiros, de 21 de setembro a 6 de outubro, em três cidades do país africano: a capital Luanda, Huambo e Lobato. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Já fizemos esse treinamento em Moçambique, em 2023, e instituímos um programa de reanimação neonatal com profissionais de lá, que atuam como instrutores para os colegas replicando esse conhecimento. Agora, vamos fazer o mesmo em Angola a pedido do governo local”, destacou José Henrique Moura.
O treinamento é uma parceria entre os Ministérios da Saúde do Brasil e de Angola e com a Sociedade Angolana de Pediatria por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que é ligada ao Ministério das Relações Exteriores.
“A mortalidade neonatal ainda é bem elevada em alguns países africanos, então, treinamentos e a disseminação desse conhecimento são importantes para combater a hipóxia (insuficiência de oxigênio). O choro inicial ao nascer é importantíssimo”, completa José Henrique.
O profissional viajará no próximo domingo (21), compondo a delegação do Grupo Executivo do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Brasileira (PRN/SBP), sob coordenação da pediatra Marcela Damásio.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.