Asset Publisher Asset Publisher

Back

Poeta Dedé Monteiro recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE

Nascido, em 1949, em Tabira, no Sertão do Pajeú, Dedé Monteiro é referência na poesia popular pernambucana e nordestina

O poeta José Rufino da Costa Neto, mais conhecido como Dedé Monteiro, recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A sessão solene de outorga será realizada, no dia 11 deste mês, às 15h, no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, Campus Recife. Este título honorífico é concedido a personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento da Universidade, da região ou do país pela atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura.

Dedé Monteiro nasceu, em 1949, em Tabira, no Sertão do Pajeú de Pernambuco. Referência na poesia popular pernambucana e nordestina, recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco em 2016. O artista, também apelidado de “Papa da Poesia”, tem forte presença na formação de jovens poetas, tanto pela produção artística quanto pela atuação junto à Associação de Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA). 

A proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa a Dedé Monteiro é oriunda do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, no dia 17 de junho.

Date of last modification: 07/11/2025, 16:17