Asset Publisher Asset Publisher

Back

Novos diretores pro tempore do Centro Acadêmico do Sertão são empossados em cerimônia

Os professores Severino Martins dos Santos Neto e Naiana Santos da Cruz Santana Neves, diretor e vice-diretora, foram alunos da pós-graduação na UFPE

O reitor Alfredo Gomes empossou ontem (18) os novos diretor e vice-diretora pro tempore do Centro Acadêmico do Sertão – os professores Severino Martins dos Santos Neto e Naiana Santos da Cruz Santana Neves – em evento realizado à tarde, no auditório da sede provisória do CAS, em Sertânia. Mais cedo, o reitor visitou a obra do primeiro prédio do campus, que custará em torno de R$ 26 milhões, e onde será construído também o prédio do curso de Medicina – cuja licitação está em andamento, num valor aproximado de R$ 34 milhões. A instalação do CAS é financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

“Esta posse é mais um passo da consolidação do CAS, para Sertânia e para toda a região. Cada nova etapa é muito simbólica, muito importante, para esse projeto de democratização e interiorização da Universidade”, destacou Alfredo Gomes, que parabenizou os novos diretores e colocou toda a equipe de gestão à disposição deles para apoiá-los na nova tarefa. Ele aproveitou para relatar as articulações que estão sendo feitas relativas sobre o andamento de obras no prédio cedido pela Câmara de Vereadores de Sertânia, que vai sediar o curso de Medicina no segundo semestre de 2026; e com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para a doação de um terreno para instalação do curso de Medicina Veterinária, onde funcionarão a fazenda e laboratórios; e também para a contratação de mais professores para o próximo semestre.

O chefe de gabinete da Universidade, professor Fernando Nascimento, que foi o primeiro diretor pro tempore do CAS, falou sobre as ações iniciais de sua gestão, para trazer a cultura organizacional e o “espírito” da UFPE para o novo centro acadêmico. Ele elogiou os professores Severino e Naiana, ambos ex-alunos da pós-graduação da Universidade, por sua trajetória acadêmica e pela disposição em assumir a diretoria. “O professor Severino é dedicado, tem muito zelo pelo administrativo, pela academia, pela ciência, e é um excelente ser humano”, afirmou. Sobre a vice-diretora, ele afirmou que “ela se disponibilizou de maneira muito educada, sincera, a contribuir, se colocou para ser a ouvidora-geral do CAS”, buscando atuar para que seja mantido um canal aberto de diálogo com os estudantes e a sociedade em geral.

Fotos: Lucas Emanuel

Reitor Alfredo, Naiana Neves e Severino Martins com seus termos de posse

O professor Severino Martins, novo diretor, que estava acompanhado da mãe e de duas tias prestigiando o evento, saudou os colegas do Departamento de Energia Nuclear, onde cursou o mestrado e o doutorado, que vieram também participar da solenidade. Ele recebeu, por sua vez, palavras de apoio e de incentivo do professor  Antonio Celso Dantas Antonino, seu orientador no mestrado e no doutorado. “É uma grande responsabilidade e uma felicidade imensa assumir a direção pro tempore do CAS. Receber esta missão das mãos da Reitoria é um motivo de muito orgulho, mas, mais do que isso, de muito compromisso”, disse ele, que se dirigiu aos estudantes presentes, aos colegas docentes e técnicos do CAS e da gestão da UFPE, e aos representantes da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, sobre o que chamu de “projeto coletivo” do centro acadêmico. “Ver esse auditório cheio reforça que acreditamos juntos no potencial da educação pública superior no interior de Pernambuco”, destacou ele.

Já a nova vice-diretora Naiana Neves relatou sua experiência pessoal, vinda do interior da Bahia, para o Recife, onde cursou, na UFPE, sua graduação, o mestrado e o doutorado. “Não existia a Engenharia que eu desejava no interior do sertão. E isso me fez buscar a UFPE desde a minha graduação”, disse ela, que se sentiu na obrigação de retribuir, para os jovens do interior de Pernambuco, as oportunidades que teve na vida, por meio da educação pública de qualidade. “Estou aqui hoje como professora e vice do CAS transformando toda a história de uma família inteira. Então, eu vejo a vice-diretoria como uma oportunidade de devolver à Universidade Federal de Pernambuco tudo aquilo que ela me deu, que veio com a educação. E eu acho que a gente só consegue fazer isso tocando o coração dos nossos alunos, porque eles podem transformar a vida deles com a educação”, afirmou.

Ao final da cerimônia, foram entregues os certificados a jovens da rede pública e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participantes do Curso Preparatório Nemip/Pré-Enem Esperançar, realizado em Sertânia por meio do convênio entre a UFPE e a Prefeitura Municipal de Sertânia. O diretor de Interação Social da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFPE, Flávio Silva, coordenador do Núcleo de Extensão e Cultura para o Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip), destacou a importância do curso para os jovens que buscam ingressar no ensino superior no próximo ano, especialmente na UFPE. O curso foi realizado de julho a novembro, sob a coordenação dos professores João Lúcio e Walter Fabiano, do Pré-Enem Esperançar.

Cerimônia foi muito prestigiada por familiares, amigos, colegas e autoridades municipais

Também participaram da solenidade no CAS o secretário adjunto de Recursos Hídricos do Estado, Artur Coutinho, que é professor do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE; o presidente da Câmara de Vereadores de Sertânia, Vando do Caroá; o vice-presidente da Câmara, Etelvino Lins, o secretário de Educação de Sertânia, Lucian Lúcio, representando a prefeita Pollyana Abreu; o chefe de gabinete da Prefeitura de Sertânia, Elilson Góis. Pela UFPE, estiveram presentes os pró-reitores Magna Silva (Graduação), Pedro Carelli (Pesquisa e Inovação), Rodrigo Simões (Administração); os diretores Lara Colognese Helegda (Desenvolvimento do Ensino/Prograd) e Flávio Silva (Interação Social/Proext); e os superintendentes Carlos Falcão (Projetos e Obras) e Luciana de Souza Leão (Comunicação), e a assessora do reitor Paula Albuquerque; além de docentes do DEN e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (Proten), do Campus Recife, além de docentes, técnicos e alunos do CAS. 

CURRÍCULO - Severino Martins dos Santos Neto tem graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011), mestrado (2015) e doutorado (2019) em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela UFPE de Pernambuco (2015), atuando, principalmente, nos seguintes temas: aluvião, semiárido, física do solo, ensaio de coluna e tecnologia sócio hídricas. Está vinculada ao curso de Engenharia de Recursos Hídricos.

Naiana Santos da Cruz Santana Neves é bacharel (2016), mestre (2019) e doutora (2023) em Engenharia Química pela UFPE, com pós-doutorado pelo PPEAMB/UFRPE (2024). Tem expertise em tratamento de diferentes tipos de efluentes industriais (têxteis, de sanitizantes e farmacêuticos) por diferentes tipos de tratamentos avançados, especialmente por tratamentos eletroquímicos utilizando sistemas sustentáveis de alimentação energética. Está vinculada ao curso de Engenharia de Energias Renováveis.

Date of last modification: 19/11/2025, 18:02