Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Mostra Saber e Brincar ocupa Cinema da UFPE com programação gratuita de férias
Asset Publisher Asset Publisher
Mostra Saber e Brincar ocupa Cinema da UFPE com programação gratuita de férias
O evento ocorre de 12 a 23 de janeiro, com três sessões por dia
De 12 a 23 de janeiro, o Cinema da UFPE recebe a mostra “Saber e Brincar”, promovida pela Diretoria de Artes da Superintendência de Cultura (Supercult) da UFPE, como parte da programação especial de férias da Universidade. Com entrada gratuita, a mostra propõe uma imersão lúdica e formativa no cinema, reunindo títulos populares e clássicos contemporâneos organizados em torno de temas diários, com três sessões por dia, sempre de segunda a sexta-feira.
A curadoria foi realizada pela equipe de bolsistas do Cinema da UFPE, a partir de um processo participativo que levou em consideração filmes indicados pelo próprio público, reforçando o compromisso do cinema universitário com a escuta, a formação de público e o acesso democrático à cultura. As sessões das 14h têm como foco o público infantil, seguidas das sessões para o público juvenil e, finalizando o dia, com filmes voltados para o público adulto.
A programação tem início na segunda-feira (12), com o tema Chick Flick, que reúne as exibições de “Escola de Princesas”, “As Patricinhas de Beverly Hills” e “O Diabo Veste Prada”. Na terça-feira (13), o tema Dança guia as sessões de “As Apimentadas: Tudo ou Nada”, “Ritmo Quente” e “Cisne Negro”. A quarta-feira (14) é dedicada ao tema Origem e Comunidade, com a exibição de “Encanto”, “Mulheres de Verdade Têm Curvas” e “Ó Paí, Ó”. Na quinta-feira (15), o tema Carros articula os filmes “Carros”, “Baby Driver” e “Taxi Driver”. A primeira semana da mostra se encerra na sexta-feira (16), com o tema Distopia, apresentando “Nausicaä do Vale do Vento”, “Jogos Vorazes – Em Chamas” e “Bacurau”.
A programação retorna na semana seguinte, na segunda-feira (19), com o tema Musical, reunindo “High School Musical 2”, “In the Heights” e “La La Land”. Na terça-feira (20), o tema Romance anos 2000 orienta as sessões de “Lisbela e o Prisioneiro”, “Romeu + Julieta” (1996) e uma sessão especial que promove uma batalha entre “Scott Pilgrim contra o Mundo” e “Crepúsculo”, no qual o público vota no seu favorito e o vencedor será exibido. A quarta-feira (21) apresenta o tema Continuações, com “Kung Fu Panda 2”, “A Hora do Rush 2” e “Kill Bill: Volume 2”. Na quinta-feira (22), o tema Desventuras conduz as exibições de “Deu a Louca na Chapeuzinho”, “Desventuras em Série” e “Queime Depois de Ler”. Encerrando a mostra, a sexta-feira (23) é dedicada ao tema No Mundo de Oz, com as exibições de “The Wiz”, “O Mágico de Oz” e “Wicked – Parte 1”.
O público deve ficar atento à classificação etária de cada filme, disponibilizada no perfil do Instagram do Cinema da UFPE: @cinema.ufpe.