Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Livro sobre a história da Rádio Universidade é lançado no Recife
Asset Publisher Asset Publisher
Livro sobre a história da Rádio Universidade é lançado no Recife
A entrada no evento é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia

Ocorre nesta sexta-feira (19), às 11h30, o lançamento do livro “A rádio que Paulo Freire sonhou”. O evento ocorre no auditório Professor Paulo Rosas, da Adufepe, como parte da programação do evento “Paulo Freire em setembro – Ato político pedagógico cultural”, que comemora, há 12 anos, o aniversário de nascimento do patrono da educação no Brasil nascido no Recife em 1921. O livro recupera a história silenciada da Rádio Universidade, inaugurada em 29 de setembro de 1963, como parte do Serviço de Extensão Cultural, dirigido por Paulo Freire. A entrada no evento é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
Primeira emissora universitária do Norte e Nordeste e terceira do país, a Rádio Universidade, atual Rádio Paulo Freire (rádio escola da UFPE) foi alvo da “caça aos comunistas” que se instalou no Brasil no período que antecedeu e que se seguiu ao golpe de 1964. Sofreu intervenção dos militares, alguns dos seus colaboradores foram presos e seu projeto de comunicação emancipatória, que era parte do sistema de educação de Paulo Freire, foi interrompido. Construído a várias mãos e apoiado em uma vasta pesquisa documental, o livro apresenta os contextos político, universitário, cultural e midiático nos quais a emissora foi criada, permitindo entender a repercussão que sua programação teve, nos poucos mais de sete meses em que esteve no ar, sob a influência freireana, contando com a colaboração de intelectuais, movimentos sociais e estudantis.
Com apoio da Superintendência de Cultura (Supercult) e publicado pela Editora Textos, o livro conta com colaborações dos pesquisadores da Cátedra Paulo Freire Eliete Santiago e Dimas Veras, além dos professores Ana Maria Veloso, Flávio Weinstein Teixeira, Paula Reis e Yvana Fechine (que também organizou a publicação). Colaboram ainda com capítulos do livro: Roberta Lira dos Santos, Cícero Kennedy Lacerda, Willian Araujo, Catarina Apolonio, Gustavo Cabrera, Igor Cabral, Isabel Bahé e Erika Ferreira (também responsável pela criação da capa). O livro será apresentado na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no dia 6 de outubro, às 18 horas.