Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Livro celebra 15 anos do Grupo de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas da UFPE
Asset Publisher Asset Publisher
Livro celebra 15 anos do Grupo de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas da UFPE
A obra reúne o histórico das ações do Gead/UFPE, manifestos e publicações produzidas ao longo dos anos
O Grupo de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas (Gead), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), celebrou seus 15 anos de trajetória com o lançamento do livro “Pernambuco falando para o mundo: 15 anos de histórias, saberes e pelejas no campo das drogas”. O evento ocorreu na última sexta-feira (31), no Auditório Professor Denis Bernardes, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), reunindo integrantes, parceiros e colaboradores que fizeram parte da história do grupo.
A publicação marca uma década e meia de atuação do Gead na produção de conhecimento, ensino, pesquisa e extensão sobre a temática das drogas, destacando sua relevância no debate público e nas políticas de saúde e direitos humanos. Organizado por Pollyanna Fausta Pimentel de Medeiros, Rossana Carla Ramalho de Albuquerque e Roberta Uchôa, o livro é resultado de uma construção coletiva e celebra o compromisso do grupo com uma abordagem crítica, interdisciplinar e humanizada.
Com linguagem acessível e múltiplos olhares, a obra reúne o histórico das ações do Gead/UFPE, manifestos e publicações produzidas ao longo dos anos, além de oito artigos contemporâneos que discutem desafios e avanços nas políticas sobre drogas. Entre os temas abordados, estão as práticas de cuidado em territórios vulneráveis, os impactos sociais do uso de substâncias e as estratégias de redução de danos. Os 300 exemplares físicos da obra serão distribuídos a serviços de saúde do Recife, bibliotecas (UFPE, Fiocruz e IFPE) e a grupos de pesquisa, entre outros.
Mais do que um registro comemorativo, o livro se consolida como um documento de reflexão e resistência, evidenciando o papel da universidade pública na construção de saberes comprometidos com a transformação social e o respeito à diversidade de trajetórias humanas. Reafirma ainda o legado do Gead como um espaço de diálogo, formação e produção científica voltado à defesa da vida, da cidadania e dos direitos humanos.
Mais informações
roberta.uchoa@ufpe.br