Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Inauguração do Museu UFPE - Denis Bernardes ocorre nesta sexta (14)
Asset Publisher Asset Publisher
Inauguração do Museu UFPE - Denis Bernardes ocorre nesta sexta (14)
O equipamento vai contar com área expositiva principal, sala para exposições temporárias, reserva técnica e espaço educativo, entre outras áreas
A Universidade Federal de Pernambuco ganha, nesta sexta-feira (14), um novo dispositivo cultural: o Museu UFPE - Denis Bernardes. Instalado no Edifício Celso Furtado (na antiga biblioteca da Sudene), o local será inaugurado às 17h, com a abertura da exposição “UFPE: Portadora de Futuros”. A mostra reúne um conjunto diversificado de obras e objetos que evidenciam a amplitude da produção cultural, científica e tecnológica da Universidade. O museu é vinculado à Superintendência de Cultura (Supercult) da UFPE.
A estrutura do museu está distribuída em pavimentos destinados às funções museológicas, com área expositiva principal, sala para exposições temporárias, reserva técnica, espaço educativo, área administrativa e zonas de circulação acessíveis. O prédio passa por um processo de readequação para atender às normas de conservação, segurança e acessibilidade. A requalificação do espaço integra um conjunto de investimentos institucionais voltados à preservação e à difusão do patrimônio cultural da UFPE, incluindo o redirecionamento de recursos provenientes de projetos Finep destinados a acervos culturais.
“O Museu UFPE representa um marco para a política cultural da instituição, reunindo, em um único espaço, a memória, a arte e a ciência produzidas pela Universidade. Fortalece a conservação de acervos, amplia a divulgação científica, consolida ações educativas e aproxima a sociedade do conhecimento gerado na UFPE. Também qualifica os processos de pesquisa, ensino e extensão ao oferecer um ambiente estruturado para exposições, atividades formativas e circulação de conhecimento”, afirma a superintendente de Cultura Mariana Brayner.
O acervo permanente do museu será oriundo da coleção do Memorial Denis Bernardes, o qual assume a denominação de Museu UFPE - Denis Bernardes, deixando o atual espaço na Biblioteca Central (BC). Serão transferidos para o novo ambiente fundos documentais e objetos que dialogam diretamente com a história e a memória institucional. Todo esse processo de transferência do acervo será feito em diálogo com a comunidade.
Já a exposição “UFPE: Portadora de Futuros” apresenta peças artísticas, documentos, registros fotográficos e objetos científicos provenientes de diferentes áreas da Universidade, compondo um panorama que destaca a relevância social e acadêmica das pesquisas e ações institucionais. A mostra ficará em cartaz nos próximos meses. A visitação será gratuita e aberta à comunidade acadêmica e ao público geral, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Mais informações
museudaufpe@ufpe.br