Asset Publisher Asset Publisher

Back

Inauguração do Museu UFPE - Denis Bernardes celebra memória, ciência e futuro da Universidade

Uma das missões do museu é aproximar a sociedade do conhecimento gerado pela Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inaugurou, na última sexta-feira (14), no Edifício Celso Furtado, o Museu UFPE - Denis Bernardes, novo equipamento cultural dedicado à preservação, valorização e difusão do patrimônio universitário. A cerimônia contou com a abertura da exposição “UFPE: portadora de futuros”, que apresenta obras, documentos e objetos representativos da produção artística, científica e tecnológica da instituição. O museu, vinculado à Superintendência de Cultura (Supercult) da UFPE e localizado na antiga biblioteca da Sudene, nasce com a missão de fortalecer a memória institucional, ampliar ações educativas e aproximar a sociedade do conhecimento gerado pela Universidade. Na abertura do evento, os estudantes do Departamento de Música Renato Melo (clarinete) e Luís Paulo (vioão) fizeram uma apresentação cultural.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do reitor Alfredo Gomes; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pedro Carelli; da superintendente de Cultura, Mariana Brayner; do diretor de Patrimônio e Memória da Supercult, Bruno Melo de Araújo; do diretor de Artes da Supercult, Antônio Nigro; e de dois representantes da família do falecido professor Denis Bernades, Rita de Cássia Araújo e Tito Bernardes.

O reitor Alfredo Gomes destacou o caráter estratégico da iniciativa para o fortalecimento da política cultural universitária. “A criação do Museu UFPE - Denis Bernardes demarca uma nova fase e também consolida a política de cultura dentro da Universidade, trazendo grandes obras aqui para esse espaço, para as pessoas apreciarem. E, ainda, promover o encontro entre pessoas que gostam de apreciar a arte, a cultura, e conversar sobre isso, produzir conhecimento e ideias. Esse é o objetivo geral do Museu Denis Bernardes”, afirmou.

Com estrutura distribuída em diferentes pavimentos, o museu dispõe de área expositiva principal, sala para exposições temporárias, reserva técnica, setor educativo, área administrativa e espaços de circulação acessíveis. O prédio passa por um processo de readequação voltado à conservação, segurança e acessibilidade, integrando um conjunto de investimentos institucionais destinados ao patrimônio cultural. Os recursos incluem verbas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), redirecionadas para a qualificação dos acervos e da infraestrutura museológica.

A superintendente de Cultura da UFPE, Mariana Brayner, agradeceu a todas as pessoas que trabalharam na criação do museu e se dedicam a preservar a memória da UFPE. “Hoje celebramos a inauguração do Museu UFPE e o fortalecimento do compromisso da UFPE com a preservação de sua memória institucional. O museu é um reconhecimento do trabalho iniciado com o Memorial Denis Bernardes em 2013, por isso agradecemos aos servidores que estiveram à frente do Memorial pela dedicação e pelo trabalho de conservação. O museu é o resultado do esforço coletivo de pessoas que acreditam que preservar a memória é projetar o futuro. Que o Museu UFPE seja um lugar de encontros, descobertas, pertencimento e inspiração, um espelho da trajetória da UFPE”, destacou.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, também destacou a importância do novo espaço para o ecossistema científico da UFPE em um prédio que já foi tão importante para o Nordeste. “Dar vida a esse complexo através da cultura, da tecnologia, da inovação e de todos os usos ainda que a gente pode dar a ele é muito estratégico para a gente ressignificar o que foi pensado, anteriormente, para ser uma autarquia que trabalhava no desenvolvimento do Nordeste. E esse complexo predial voltar à Universidade e darmos novos usos a ele é algo muito simbólico”, explicou.

O acervo permanente será composto pela coleção do Memorial Denis Bernardes, que passa a assumir oficialmente a denominação de Museu UFPE – Denis Bernardes. A transferência dos fundos documentais, obras e objetos para o novo espaço será realizada em diálogo com a comunidade universitária, preservando a integridade das peças e garantindo a continuidade das atividades de pesquisa, catalogação e documentação.

A exposição inaugural, “UFPE: Portadora de Futuros”, reúne peças artísticas, documentos históricos, registros fotográficos e objetos científicos de diferentes centros acadêmicos, compondo um panorama da diversidade de práticas, pesquisas e ações desenvolvidas na instituição. A mostra permanecerá aberta ao público nos próximos meses.

A visitação ao Museu UFPE – Denis Bernardes é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e ao público geral, funcionando de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Mais informações
museudaufpe@ufpe.br

*Foto de Lucas Emanuel

Date of last modification: 18/11/2025, 17:39