Asset Publisher Asset Publisher

Back

Giro Nordeste discute o avanço da medicina regenerativa

A programação da TVU traz ainda novos episódios dos programas Papo na Laje e Canja

O Giro Nordeste desta sexta-feira (13) discute o avanço da medicina regenerativa com a bióloga Tatiana Sampaio. A pesquisadora, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai falar sobre a descoberta de um medicamento experimental desenvolvido no Brasil capaz de devolver mobilidade a pessoas tetraplégicas. Conhecida como polilaminina, a substância foi criada em laboratório a partir de uma molécula presente na placenta humana. O programa vai ao ar às 15h, na tela da TV Universitária.

Tatiana Sampaio, que estuda a laminina há mais de 20 anos, vai detalhar o processo de desenvolvimento do novo medicamento, suas aplicações clínicas e os desafios da pesquisa científica no Brasil. Vai trazer ainda as perspectivas da medicina regenerativa e a importância do investimento em ciência e tecnologia para a saúde pública. O Giro Nordeste é uma produção colaborativa das emissoras públicas do Nordeste, com entrevistas conduzidas por jornalistas da região. A apresentação é da jornalista Vânia Dias, da TVE Bahia. 

Confira outros destaques da programação da TV Universitária para esta sexta (13) e segunda-feira (16):

Papo na Laje
Na edição desta sexta-feira (13), às 18h, o Papo na Laje traz uma conversa cheia de energia e esperança direto da comunidade Aldeia Mata Verde Bonita, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com Suzana Para’í e Tupã Nunes. Líderes locais e instrutores guarani, eles contam suas experiências na busca por um futuro melhor para todos. Na conversa, eles mostram como pequenas ações, como oficinas culturais e projetos educativos, são ferramentas que ajudam a fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade da comunidade e dão um verdadeiro sopro de resistência e transformação nas aldeias. O Papo na Laje é uma produção original do Brasil de Fato apresentada por Dani Câmara.

Canja 
O Canja desta segunda-feira (16) traz o som do cantor e compositor Martins, que possui canções gravadas por artistas como Ney Matogrosso, mas também se destaca no cenário pernambucano por sua essência musical única. O programa conta ainda com a presença da multiartista Sofia Malta, que carrega em suas músicas um mix de ritmos como o brega funk e o pop, conectando a arte de cantar com a de atuar. Além disso, a cantora Karynna Spinelli contagia o programa com uma roda de samba. O Canja tem como objetivo valorizar e dar espaço aos artistas independentes das cenas nacional e pernambucana. A TVU exibe o programa às sextas-feiras, às 13h30.

Date of last modification: 13/02/2026, 13:18