Asset Publisher Asset Publisher

Back

Filme Arrenego estreia no Festival Mix Brasil

Obra é realizada por professor do Curso de Cinema e Audiovisual em parceria com pesquisadora do PPGCom

O longa-metragem documental Arrenego, realizado pelo professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPE, Fernando Weller, em parceria com a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e artista visual Naywá Moura, foi selecionado para o Festival Mix Brasil, um dos mais importantes eventos dedicados à cultura e à arte LGBT+ da América Latina. A sessão de estreia ocorre nesta sexta-feira (14), às 17h, no Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo (SP).

Filmado em Oeiras, no interior do Piauí, Arrenego acompanha o retorno de Naywá à cidade natal, onde ela propõe a um grupo de atores a leitura e encenação de um documento histórico de 1758 que relata um suposto Sabá de Bruxas ocorrido no local. A partir desse gesto, o filme cria um diálogo entre passado e presente, explorando as permanências das opressões coloniais, raciais e de gênero na sociedade brasileira contemporânea. Com uma linguagem que combina documentário, performance e ficção, o longa investiga como os ecos de um imaginário de perseguição e controle dos corpos — especialmente os corpos dissidentes e racializados — ainda reverberam nas estruturas sociais e simbólicas do país. 

O roteiro é assinado por Fernando Weller, Naywá Moura e Alan Oliveira, e a direção é de Fernando Weller e Alan Oliveira. O filme foi realizado com recursos do Funcultura-PE e da Lei Paulo Gustavo, com a colaboração de artistas, produtores e moradores da região de Oeiras e produção da Jaraguá Produções, do Recife.

Mais informações
arrenegofilme@gmail.com

Date of last modification: 12/11/2025, 15:36