Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Estudantes da UFPE podem contribuir com estudo sobre uso de tecnologias de inteligência artificial na aprendizagem
Asset Publisher Asset Publisher
Estudantes da UFPE podem contribuir com estudo sobre uso de tecnologias de inteligência artificial na aprendizagem
O público-alvo são os alunos com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas (NEE)
As estudantes do curso de Serviço Social da UFPE Edvania Santos da Silva e Emily Pereira Tavares Daltro desenvolvem pesquisa que tem como público-alvo os alunos de graduação da Universidade com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Intitulado “Tecnologias de inteligência artificial no apoio à aprendizagem de alunos com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Específicas (NEE) da UFPE”, o estudo é vinculado à disciplina Pesquisa em Serviço Social 2 e conta com orientação do professor Eduardo Mara. Os interessados podem contribuir com o trabalho até o dia 2 de dezembro, por meio do preenchimento de formulário on-line.
O estudo tem como objetivo compreender como tecnologias de inteligência artificial (IA) podem apoiar a aprendizagem e promover a inclusão educacional no âmbito universitário, identificando tanto as potencialidades dos estudantes com deficiência e/ou com NEE como as barreiras enfrentadas no cotidiano acadêmico. A investigação pretende ainda analisar de que forma ferramentas baseadas em IA podem favorecer processos de estudo, oferecer recursos de autonomia e ampliar condições de participação plena nos ambientes de ensino da UFPE. As percepções, experiências e desafios apresentados pelos estudantes vão subsidiar reflexões acadêmicas e a elaboração de um artigo/relatório final que tem como objetivo contribuir para o debate institucional sobre acessibilidade e inclusão.