Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Cerimônia de abertura do semestre 2025.2 no Campus Recife reúne comunidade acadêmica na Concha Acústica
Asset Publisher Asset Publisher
Cerimônia de abertura do semestre 2025.2 no Campus Recife reúne comunidade acadêmica na Concha Acústica
O evento contou com falas de boas-vindas, música e apresentação do I Festival Universitário de Saberes em Cultura e Arte (Fusca)
O evento de abertura oficial do semestre letivo 2025.2 no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) reuniu estudantes, gestores, professores e técnicos administrativos na Concha Acústica Paulo Freire, ontem (quarta, 10). A cerimônia contou com falas de boas-vindas, música e apresentação do I Festival Universitário de Saberes em Cultura e Arte (Fusca), que trouxe um carro homônimo ao palco. As aulas em todos os campi da UFPE tiveram início na última segunda-feira (8).
Dirigindo um Fusca, em alusão à primeira edição do festival Fusca, o reitor Alfredo Gomes chegou ao palco da Concha Acústica, ao lado do diretor de Artes da Superintendência de Cultura (Supercult), Hélio Pajeú, e do vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Pernambuco e estudante de Biblioteconomia na UFPE, Everton Simão. “[A UFPE] é uma instituição pública, é uma instituição de qualidade e excelência, que os estudantes devem chegar junto, as juventudes [devem] chegar junto, para construir uma história, um projeto de formação de sucesso aqui na Universidade”, disse o reitor em mensagem aos estudantes. Ele completou: “E desejar, obviamente, um engajamento profundo também na defesa da universidade pública, esse patrimônio estratégico do povo brasileiro.”
Acesse aqui o álbum de fotos do evento, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom UFPE.
“Desejamos que seja um espaço muito prazeroso, muito feliz, de muita construção do conhecimento e também de construção de um perfil profissional, porque esse é o objetivo da universidade”, afirmou a pró-reitora de Graduação Magna Silva em sua fala aos estudantes. A pró-reitora para Assuntos Estudantis Cinthia Kalyne Alves também deu as boas-vindas e demonstrou o apoio da gestão aos alunos: “Nesta jornada aqui, claro, eu queria muito que todos soubessem e sentissem que não estão sozinhos.”
“Estar na UFPE é um orgulho, é um sonho e é uma conquista muito importante. Muitos de nós somos os primeiros das nossas famílias a acessar lugares como esse. E dizer também que a UNE é ponta de lança na defesa, na luta e nas conquistas dos avanços da educação do nosso país”, defendeu o estudante Everton Simão. Na mesma linha, o estudante de Direito da UFPE Paulo Henrique Silva Alves, presente ao dispositivo oficial, salientou a luta estudantil por melhores condições na educação pública, com destaque atualmente para a defesa da recomposição orçamentária.
As diretoras do Centro de Biociências (CB) e do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), respectivamente, Oliane Magalhães e Claudete Fernandes Pereira, também compuseram o dispositivo oficial, cumprimentando o público e desejando sucesso aos estudantes.
A cerimônia prosseguiu com apresentação do grupo de percussão Percutindo UFPE, que animou a plateia. O grupo é composto por alunos e egressos de Música da UFPE, sob a coordenação do professor Antônio Barreto, do Departamento de Música do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade. O Percutindo UFPE tem incentivo do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) da Supercult.
Feliz pela entrada na UFPE, o calouro de Publicidade e Propaganda Victor Ferraz reforçou a importância de construir sua formação acadêmica na UFPE, gerando oportunidades profissionais, e de prezar pela instituição: “É de extrema importância também que a gente valorize a nossa Universidade e que a gente cuide dela, zele por ela. E é isso, estou muito feliz por estar aqui e muito feliz também por tudo que irá acontecer daqui para frente”, destacou.
FESTIVAL - O I Festival Universitário de Saberes em Cultura e Arte foi um dos destaques da solenidade de abertura do semestre 2025.2 no Campus Recife. Realizado pela Supercult, o Fusca acontece, até o dia 13 deste mês, no Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE, no Campus Recife, com programação que reúne mostras de filmes, shows, exposições, oficinas, debates e feiras culturais.
O bolsista da Supercult Davi Mandarel fez a apresentação do evento, na Concha Acústica, que teve ainda o sorteio de brinde. E o diretor de Artes da Supercult, Hélio Pajeú, explicou ao público que o Fusca “celebra a diversidade, a cultura e as expressões artístico-culturais. Neste ano, o tema do Fusca é ‘Tempo e território: o que gira ao seu redor’. E como homenageados, nesta primeira edição, a gente escolheu a Várzea e os seus fazedores de cultura porque a Várzea é esse território que acolhe a Universidade de uma forma muito amável”.
A programação completa do I Fusca está disponível no site da Supercult e no Instagram @fusca.ufpe.
*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE